No próximo sábado (09), a publicitária e escritora paraense Camila Rodrigues, 30 anos, lança o livro "Mergulho no Anticéu", no Café Tectônica, bairro Pompéia, em São Paulo.

Segundo a autora, "o livro  mostra como  um mergulho em si mesma pode ser revelador. Quanto mais profundo, mais escuro, mais revelador. É também sobre sobreviver imersa em um mundo que te afoga e tira o fôlego a cada segundo. Tudo isso construído a partir de temáticas que sufocam (machismo, insegurança, perdas, saída do local de origem, entre outros)" e de elementos que reforçam a identidade e raízes da escritora.

É Camila ainda que explica que "Mergulho no Anticéu" convida o leitor a mergulhar fundo ao universo da autora, um habitar que é sempre íntimo, que é sempre um reconstruir em busca de resistir a situações do cotidiano que nos fazem perder o fôlego".

Morando há quase 4 anos em São Paulo, a autora contou com exclusividade ao DOL que "enquanto escrevia o livro, passei grande parte na biblioteca do CCSP. Lá bebi da fonte de grandes nomes da poesia ( João Cabral de Melo Neto, Ana Cristina de César, Augusto de Campos). Além destes, há poetas mulheres que admiro muito e tiveram grande influência na produção desta obra: Angélica Freitas, Hilda Hist e Jarid  Arraes".

Escritora paraense lança livro 'Mergulho no Anticéu' em São Paulo
📷 |Divulgação

Mais do que isso: o fluxo e trânsito entre Belém e São Paulo, tão próximas e tão distantes, também refletem o "medo de deixar uma vida para trás e enfrentar os desafios de um novo começo. Por meio de um mergulho profundo em meus conflitos internos, retomo o fôlego sem perder as raízes de onde vim", explica Camila.

FUTURO

O livro, que custa R$37,00, deve ser lançado  ao longo de dezembro, em Belém. É a cidade, inclusive, que pode ser o cenário do próximo livro da escritora: "meu plano é construir um livro a partir da narrativa de pessoas da periferia de Belém do Pará. O gênero ainda não foi definido. Mas o principal objetivo é ampliar a cena literária da minha cidade de origem e empoderar,  inspirar as pessoas que vieram dessa margem social a terem orgulho de suas próprias histórias, como eu, que nasci e fui criada na periferia de Belém do Pará".

Escritora paraense lança livro 'Mergulho no Anticéu' em São Paulo
📷 |

PERFIL

Camila Rodrigues nasceu em Belém do Pará e criou-se em Ananindeua. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (Unama) e, atualmente, além de escritora, trabalha como redatora publicitária em São Paulo, onde radicou-se na Vila Mariana. É a criadora do projeto "Deixo Poesia", que espalha poemas e flores pelas ruas da capital paulista.

O projeto consiste em criar intervenções artísticas nos espaços urbanos com pequenos poemas e criar diálogos entre a rua e as pessoas. Essa ação foi divulgada pela Hysteria, núcleo de produção de conteúdo feito por mulheres. Participa do Clube da Escrita Para Mulheres desde 2017, e é integrante do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) de 2019, organizado pela Casa das Rosas. Mergulho no Anticéu é sua obra de estreia. 

MAIS ACESSADAS