plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ARTE

Exposição mostra perspectiva feminina sobre ausência e onipresença do sexo

Uma série que retrata o erotismo feminino em ilustrações sobre momentos solitários de amor e desejo. Essa é a essência de “A Falta”, exposição que a artista visual paraense Tainá Maneschy traz a Belém a partir do dia 23/12 à Galeria Azimute (Av. Gov Magal

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Exposição mostra perspectiva feminina sobre ausência e onipresença do sexo

Uma série que retrata o erotismo feminino em ilustrações sobre momentos solitários de amor e desejo. Essa é a essência de “A Falta”, exposição que a artista visual paraense Tainá Maneschy traz a Belém a partir do dia 23/12 à Galeria Azimute (Av. Gov Magalhães Barata, 62 - Nazaré). A festa de abertura começa às 18h desta segunda (23), com música da DJ Karol Onça. As obras ficarão disponíveis no mesmo local até 23/02/2020, sempre com entrada franca.

Exposição mostra perspectiva feminina sobre ausência e onipresença do sexo
📷 |Divulgação

A mostra estreou em Lisboa (PT), onde a artista reside. Mas já passou por cidades como Niterói (RJ), Recife (PE) e São Paulo (SP), chegando ao Pará para encerrar seu ciclo pelo Brasil. Ela conta que os trabalhos foram inspirados na vivência dos primeiros anos que morou fora do Brasil.

“Foi um mergulho interno de vários meses explorando sentimentos relacionados à solidão. Rolou um processo até encontrar uma forma de representar o que sentia em cores, detalhes, etc”, revela. “A Falta”, como Tainá esclarece, é uma busca pela compreensão do contraste entre interações sexuais e espaços vazios.

“É uma viagem pelas vontades, memórias, dramas e sensações que movem a mulher em uma relação sexual. O prazer e o sentimento existem mesmo quando há ausência", explica. Sua primeira exposição, “Dezessete/Dezoito”, veio a público apenas no início de 2019. Agora, ela vê sua produção artística mais bem direcionada.

“No início ainda descobria o que queria falar, com quem eu me comunicaria. Acho que a grande diferença de lá pra cá é que ‘A Falta’ foi pensada com foco desde o primeiro momento. Quis jogar luz mais na sensibilidade do ato do que no prazer em si. Essa exposição é mais sobre sentimentos e sensações do que sobre o erótico por si só”, comenta.

Além do foco maior na produção, a paraense conta que esse foi um ano de estudo aprofundado de referências. “Fiz muita pesquisa histórica pra assimilar o trabalho de outras mulheres que trabalharam essa temática muito antes de mim. Foi muito construtivo me aprofundar em artistas como Judy Chicago, Betty Tompkins, Joan Semmel, Lenore Kandel, Diana Artus e entender o contexto histórico em que elas estavam inseridas”, diz.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO "A FALTA", DE TAINÁ MANESCHY

Data: 23/12/2019 a 23/02/2020

Entrada: franca

Local: Galeria Azimute (Av. Gov Magalhães Barata, 62 - Nazaré)

Abertura: dia 23/12 a partir de 18

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias