plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ÍDOLOS POP

Psicólogo e cantor usa música para falar de dores emocionais como motriz da criação

Cazuza, Raul Seixas e Renato Russo. Três ícones da música brasileira que possuíam em comum uma grande genialidade artística. Além disso, conseguiam transformar a dor que sentiam em arte. É o que apresenta o cantor, autor e psicólogo, Samuca Luna em sua pa

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Psicólogo e cantor usa música para falar de dores emocionais como motriz da criação camera Em sua “palestra-show”, Samuca Luna canta obras de Cazuza, Renato Russo e Raul Seixas. | Divulgação

Cazuza, Raul Seixas e Renato Russo. Três ícones da música brasileira que possuíam em comum uma grande genialidade artística. Além disso, conseguiam transformar a dor que sentiam em arte. É o que apresenta o cantor, autor e psicólogo, Samuca Luna em sua palestra-show “Psicomusical”. O evento será nesta sexta-feira, 6, às 20h, no Teatro Estação Gasômetro.

Um show musical com informações sobre aquilo que o artista canta é o formato do “Psicomusical”, descreve Samuca. “Chamo de palestra-espetáculo, porque explico alguns temas daquilo que eu estou cantando. É uma palestra porque tenta esclarecer algumas coisas importantes acerca da depressão e do comportamento dos artistas, especificamente, Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza. Além de ter músicas ao vivo e poesia, o que mistura um pouco das duas coisas”, detalha.

Este é o segundo projeto de Samuca, dando continuidade a “Cronovisor”, que lhe deu a oportunidade de estar em todos os estados brasileiros e em mais oito países. “‘Cronovisor’ falava basicamente sobre Renato Russo. O ‘Psicomusical’ é uma continuação, tem o mesmo escopo, a mesma ideia, porém foi ampliado no final do ano passado, falando também do Cazuza e Raul Seixas”, explica.

Pernambucano, ele diz que é um amante da capital paraense. “Já estive em Belém com o ‘Cronovisor’ três vezes, todas com sessões lotadas e ingressos esgotados. Adoro a cidade, sempre procuro chegar um pouquinho antes para visitar alguns lugares. Gosto muito das coisas do Pará, em geral. Já tive um baterista que era de Belém e aprendi muito da cultura local. Gosto muito da culinária também, das pessoas e de vários artistas de Belém, além dessa coisa que mistura o carimbó com o rock, essa musicalidade. Acho muito rica para a cultura brasileira e acho um local lindo. Adoro até a bandeira do Pará, uma das mais bonitas do Brasil”.

Formado em Psicologia, Samuca diz que sempre busca encaixar essa outra paixão em seus projetos. “Eu sempre fui músico, por isso foi algo natural, quando me formei em Psicologia, trazer um pouco da música para este meu trabalho. Ao me formar, resolvi estudar como os compositores transformam dor emocional em música - que em Psicologia, chamamos de sublimação. Tirar a dor que se tem na cabeça e colocar em uma obra de arte. Falava-se pouco sobre sublimação relacionada à vida dos compositores. Geralmente se aborda os artistas plásticos, escritores...”, diz ele, que ganhou um prêmio de empreendedor mais criativo de música do Brasil, através do concurso “Venda seu Peixe”.

EMBASADO

Samuca conta que o show palestra surgiu de uma pesquisa muito densa. “O ‘Psicomusical’ é um trabalho muito profundo, com um referencial teórico. Tem livros que eu li, TCCs, teses, fiz diversas pesquisas que me dão um referencial. Tudo o que eu falo no palco, não é só uma criação minha, ela é parte de uma pesquisa de outros cientistas, de outras pessoas que escreveram sobre aquilo. Isso é muito importante, porque na minha apresentação vão muitos médicos, psiquiatras, psicanalistas, além do público em geral. É preciso que eu, enquanto cientista também, possa referenciar teoricamente este trabalho”, frisa.

Considerada como o mal do século contemporâneo, a depressão é o mote do artista. “Falo sobre depressão porque tive a doença, convivi com pessoas na minha família que tiveram e, na minha clínica, vejo como as pessoas têm sofrido com ela. Acabei de lançar um livro chamado ‘O Exílio da Depressão’, gratuito, que tem ajudado muita gente que enfrenta a doença”, acredita ele. O e-book está disponível no site psicomusical.com.br

Veja

Psicomusical em Belém

Quando: 06/03 (sexta-feira), 20h;

Onde: Teatro Gasômetro. (Av. Gov Magalhães Barata, 830).

Quanto: R$30 Segundo lote

Mais informações: (41)99787.8058 (WhatsApp)

Vendas na Bilheteria do Teatro.

Online: www.sympla.com.br/ psicomusical-belem__771757

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias