A Feira da 25, em Belém, recebe hoje, das 10h às 17h, a 7ª edição do Circuito Gastronômico - Mercado Criativo, que tem como objetivo valorizar a cultura local, e manter o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a Belém pela Organização das Nações Unidas (Unesco) em 2015. Além de pratos criados especialmente para o evento, ainda haverá shows com a banda da Guarda Municipal, Lauvaite Penoso e Pilão da Canção.
Vinte cozinheiras da Feira da 25 vão abrir as portas de seus boxes com pratos criados para o circuito, e que serão comercializados ao valor único de R$ 10. Todos serão avaliados pelos frequentadores, além de um júri técnico, composto pelos chefs Giselle Arouck, Nalva Avertano e Rafael Menezes. “Serão duas votações, uma pelo voto popular, em que os frequentadores vão experimentar e votar no melhor na sua opinião, e outra pelos jurados do evento. Pode ser que seja escolhido o mesmo prato ou não”, diz Cláudia Sadalla, coordenadora do evento.
Para participar da programação, as cozinheiras passaram por uma qualificação na Universidade da Amazônia (Unama), durante uma semana, onde aprenderam boas práticas e novas técnicas, incluindo harmonização de sabores. Além disso, frequentaram cursos gratuitos de gestão de pequenos negócios e precificação.
O Mercado Criativo já foi realizado no Ver-o-Peso, Mercado Bolonha, e nas ilhas do Combu e Cotijuba, reunindo mais de oito mil pessoas. “Fazemos o evento mensalmente e para o próximo estamos pensando em fazer uma pegada mais saudável, uma comida mais vegana, para valorizar e difundir essa vertente da gastronomia”, adiantou a coordenadora do evento, que espera envolver a cidade em torno da gastronomia local.
“O nosso selo da gastronomia pertence a todos, não só aos grandes chefs, e temos que fortalecer o sentimento de pertencimento de todas as pessoas que trabalham com a área”, diz Cláudia Sadalla.
SABORES
7ª Circuito Gastronômico - Mercado Criativo
Quando: Sábado, das 10h às 17h.
Onde: Feira da 25 (Av. Romulo Maiorana, s/n - Marco)
Quanto: Os pratos estarão à venda ao preço único de R$ 10
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar