Onipresente na vida contemporânea, o celular é protagonista na mostra “Olhar de Bolso”, resultado de um workshop e montada apenas com fotografias feitas com o celular. A exposição está aberta à visitação no Studio Dez Belém, em Batista Campos,

“A ideia era mostrar que com o celular dá para fazer fotografias bem legais. Lecionei três dias sobre esse tipo de modalidade, houve uma saída fotográfica para os participantes e selecionamos as melhores fotos. O objetivo foi fazer o participante enxergar o que é de interessante para guardar como memória e de interessante em uma fotografia. E o celular é um aparato democrático, então todos podem fazer fotografias com ele”, explica a fotógrafa e arte-educadora Deia Lima, responsável por ministrar a oficina.

Com cerca de 30 fotografias coloridas e em preto e branco, editadas em suportes de 40x40cm e 60x60cm, a mostra inclui imagens de paisagens, aves e sobre o tempo, a mostra foi organizada pelos fotógrafos Valério Silveira e Jorge Teixeira, com a seleção de imagens feita por Deia Lima.

“O estúdio teve a ideia de abrir para o público, para que possam ver os olhares especiais de cada participante, e celular é um aparato mais barato que uma câmera digital, um aparelho mais leve e portátil de usar. A oficina foi pensada para o celular, porque tudo você pode fazer nele, fazer a foto e depois editar e tratar a imagem em aplicativos. Já é possível fazer uma imagem com boa qualidade. Utilizamos alguns acessórios específicos como lentes e tripés para celular”, conta Deia.

Mostra reúne fotografias realizadas apenas a partir de telefones
📷 |Divulgação
Mostra reúne fotografias realizadas apenas a partir de telefones
📷 |Divulgação

PESSOAL

Deia optou por trabalhar com a fotografia de celular ao perceber, nas aulas que dava sobre fotografia digital, que metade dos alunos tinha o celular para fazer as suas fotografias. “Percebi também que algumas funções da câmera digital existiam na câmera de celular, então resolvi explorar essa questão”, diz.

As fotografias foram feitas por 17 pessoas que passaram pela oficina. “A principal característica dessa fotografia é a composição, que se exige mais do que a própria técnica. É o olhar do participante, o que ele pode fazer a partir do que vê ao seu redor”, destaca Deia.

Serviço:

Exposição “Olhar De Bolso”

Visitação: Até o dia 29/03, com agendamento prévio

Onde: Studio Dez Belém (Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 616 - Batista Campos)

Quanto: A visitação é gratuita. As obras estão à venda por R$ 150 cada.

Agendamento: (91) 98286-0051 e 99221-0123.

MAIS ACESSADAS