Nesse período de reflexões, o canal SescTV disponibiliza na internet uma série de documentários que abordam temas que revelam a complexidade das relações do homem com a sociedade e o meio ambiente. Desde ontem, podem ser vistos no site da instituição os web docs “Paternidades”, “O que é Normal?”, “O Tamanho que o Planeta É”, e “Medo de Sobrar, Medo de Sonhar”, parcerias entre o Sesc São Paulo e a Infame Produtora, além de “Nós Tantas Outras”, dirigido por Verônica Gabriel.
Este último, é um registro do encontro internacional realizado em 2018, nas unidades do Sesc, com mulheres de onze países para debater questões pertinentes ao feminismo e a representatividade.
“Paternidades” aborda as enormes transformações nas relações dos pais com seus filhos, através de depoimentos de pais e especialistas no assunto. “Eu descobri aos 35 anos, uma nova forma de amar. Achei que já sabia o que era o amor”, comenta o escritor Antônio Prata, pai da Olívia e do Rafael.
“O que é algo normal? O que é um corpo? O que é uma diferença? E uma beleza?”. São perguntas que surgem em “O Que é Normal?”, que revela inquietações como as disparadas pelo dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. “Quando eu subi no palco entendi quem eu era. Renasci e minha vida ganhou outro significado”, diz Marcos.
O documentário procura dar visibilidade à participação das pessoas com deficiência na sociedade brasileira em dez entrevistas, captadas em 2017, no seminário “Modos de Acessar e a Semana Inclusiva”.
“O Tamanho que o Planeta É” crava os pés na terra para traçar, entre as trilhas da mata e da cidade, reflexões sobre educação, infância e natureza. “Uma criança que brinca na natureza produz verbos que serão utilizados em sua vida adulta”, afirma a educadora Maria Amélia Pereira.
Diante de questões relacionadas ao trabalho e às incertezas sobre o primeiro emprego, o documentário “Medo de Sobrar, Medo de Sonhar”, apresenta relatos de jovens e adultos da periferia de São Paulo, compartilhando sua trajetória de aprendizado e entendimento do que é trabalho e suas possibilidades de realização pessoal. “Quem vem de onde eu venho não tem nada a favor para dar certo”, diz Pedro Silva, sobre as dificuldades que enfrentou para trilhar sua vida profissional, por ter nascido em um ambiente de criminalidade, subempregos e pobreza.
ASSISTA
sesctv.org.br
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar