O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), prorrogou até dia 9 deste mês as inscrições para o Edital Preamar de Cultura e Arte. No final de março, a secretaria anunciou a necessidade da antecipação do Edital que, inicialmente, teria resultado previsto para junho. O primeiro prazo antecipado se encerraria ontem, mas foi prorrogado até a próxima quinta-feira. Com isso, o resultado, antes previsto para o dia 28, também foi prorrogado em dois dias e será anunciado no dia 30 deste mês.
Todas as mudanças na logística de prazos no Preamar foi pensada estrategicamente para acelerar a seleção dos projetos e disponibilizar os recursos de fomento à cultura neste período de pandemia. O edital vai premiar até 100 projetos artísticos, no valor individual de R$ 28 mil, voltados para a produção e circulação artísticas expressivas da cultura paraense, apresentadas nas linguagens e/ou áreas visual, cênica e musical. A expectativa do governo é contemplar realizadores culturais das 12 regiões de integração do território paraense.
“A cena cultural foi uma das mais impactadas pelas medidas de prevenção a Covid-19. Com shows e espetáculos adiados e espaços culturais fechados, é necessário agir com rapidez pra fazer girar os recursos da política estadual de fomento à Cultura. A intenção é que os artistas e fazedores de cultura do Estado tenham, o quanto antes, esse recurso em mãos. Eles precisam se manter e a nossa economia tem que girar”, explicou Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura, quando da antecipação dos prazos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar