O espetáculo “Pará Pai D’Égua”, um dos mais queridos pelo público do grupo Caixa de Teatro, acaba de ganhar uma nova versão, pensada para o ambiente on-line. A estreia será amanhã (25), às 21h, nas redes sociais.
A montagem, totalmente criada, ensaiada, encenada e gravada em formato de videochamada, traz os personagens mais divertidos do grupo em uma confusão em busca de fama e dinheiro para sobreviver durante a pandemia.
“As pessoas já conhecem essa comédia do grupo, os personagens, e eu fiz uma adaptação. Pensei: O que eles estariam fazendo agora na quarentena? E tem uma trama que ocorre durante a videochamada”, conta Lígia Coelho, diretora do espetáculo.
A protagonista é Suzinete, uma garota do Guamá que sonha ser uma cantora famosa de brega. Assim como na trama dos palcos, ela acaba de perder o tio com quem morava e herda a casa que era dele.
A jovem e o irmão, Wanderson, vivem de vender bombom e DVD pirata, até que o amigo dela, Will, dá a ideia de transformar a casa herdada em uma pensão. A situação é o que leva à chegada e a interferência de outros personagens, como Shirlane, rival da protagonista. “Ela também quer ser famosa e morre de inveja. Então arma um show falso - que na versão on-line se transforma em live musical - para trapacear”, conta Lígia.
Composto por 27 atores, o grupo tem outros espetáculos em diferentes gêneros, mas a diretora acredita que a comédia e esses personagens tão genuinamente paraenses seriam muito bem-vindos agora, com eles e o público também em isolamento social. “É para a gente descontrair, se identificar com as brincadeiras que rolam, as situações, os personagens que já são divertidos e o público que vai se identificar mais ainda”, afirma.
TUDO ON-LINE
O espetáculo também foi pensado para o bem-estar mental dos atores, que estavam sentindo falta dos encontros, ensaios e do palco. “Nós ensaiamos todos os dias da semana, às 19h, e está sendo maravilhoso para todos, porque criou uma rotina, uma organização, não só porque é questão de horário, mas tirou um peso da mente de muitos. Tanto que quando digo ‘terminou o ensaio’, eles ainda querem ficar conversando. É como se nossa vida estivesse voltando um pouco ao que era, nos deu um propósito”, diz Lígia.
Os atores receberam o texto on-line e são dirigidos da mesma forma. “Dou as dicas, digo ‘vamos melhorar isso, aquilo’. A gente trabalha sobre a questão das interferências, como lidar com improvisos durante a chamada de vídeo se ela falhar. A gente quer deixar bem natural, para as pessoas acreditarem que aquilo é uma videochamada real dos personagens que eles já conhecem no palco. Estamos ensaiados e vamos gravar um vídeo único da história, encenando na videochamada”, explica.
E mesmo sendo on-line, a forma inédita de fazer teatro ainda se preocupa com figurino, maquiagem e o cenário de cada personagem em sua videochamada. “Tem momentos que vai entrar na videochamada e o personagem vai estar na rua, então pedi para a pessoa ir para perto do portão de casa, da varanda, para parecer que está mesmo na rua. No quarto do malaco, ele colou uns pisca-pisca e parece que está fazendo uma rave no quarto, fica engraçado quando entra ele ouvindo um tecnobrega”, ambienta Lígia. “Por mais que estejam em suas casas, é teatro”, avisa.
Diferente do espetáculo no palco, o virtual ainda terá classificação livre para todas as idades e ficará de forma permanentemente acessível nas redes sociais do grupo. Para quem ainda não conhece o espetáculo e seus loucos personagens, no canal do Caixa de Teatro no Youtube, também há um teaser da montagem original.
APROVEITE
Espetáculo “Pará Pai D’Égua”, do Grupo Caixa de Teatro
Estreia: Sábado, 25, às 21h
Onde: Youtube, Facebook e Instagram @caixadeteatro
Classificação: Livre.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar