Maior campeã do Festribal em Juruti, no Baixo Amazonas, com 12 títulos, a Tribo Munduruku realiza nesta sexta-feira (01) uma live solidária.
Segundo a publicação da Tribo no Instagram, a ideia é "matar um pouquinho a saudade da nossa amada tribo, da nossa alegria, do nosso amor vemelho e amarelo, em um super ao vivo sob o comando de Iézen Rocha cantando nossos Cantos Tribais de 1999 à 2020". Veja:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Tribo Munduruku Oficial (@tribomunduruku) em
O FESTRIBAL
O Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal) nasceu de uma ramificação do Festival Folclórico da cidade, onde apresentavam cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó.
Segundo o portal da Prefeitura de Juruti, em 1993, foi criada uma dança indígena de nome "Tribo Munduruku’s". Mesmo tendo coreografia indígena, a dança competiu com o grupo folclórico "Ou Vai ou Racha", que apresentava danças como carimbó, xote, quadrilhas e outros. Ambas ficaram empatadas e a Tribo Munduruku ganhou o carinho de parte da população.
Em 1994, não houve competição, já que ambas fizeram apresentações separadas. Já em 1995, uma professora chamada Aurecilia da Silva Andrade, que ministrava a disciplina de técnicas de Redação e expressão e solicitou aos alunos um trabalho sobre tribos indígenas. O trabalho foi apresentado em forma de danças e coreografias indígenas na quadra de uma escola, denominada dança do fogo.
A apresentação teve boa repercussão e público, neste mesmo ano no mês de julho o grupo de dança foi convidado a se apresentar no festival folclórico de juruti denominando-se como tribo Muirapinima, gerando oficialmente a primeira competição com os Mundurukus.
Em 25 anos de disputa, a Tribo Muduruku possui 12 títulos, enquanto a Muirapinima, atual campeã, tem 9. Em outras quatro oportunidades o festival, que ocorre tradicionalmente na última semana de julho todos os anos, terminou empatado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar