“Nossos planos pós-pandemia são de sair cantando mundo afora! Levar a música coral e boas energias para todas as pessoas que queiram nos escutar”, diz a maestrina Maria Antonia Jimenez, sobre os planos futuros do Coro Carlos Gomes, que ela rege. Por enquanto, as atividades presenciais estão suspensas e o isolamento social pegou o grupo no meio dos ensaios para o 20º Concerto de Música Sacra, que seria realizado durante a Semana Santa, como já é tradição.
“Depois de um período tão longo e necessário de isolamento social, e do sofrimento de tantas pessoas por causa desse vírus, do sofrimento de tantas famílias que têm perdido entes queridos, nós queremos fazer parte da recuperação espiritual da nossa população”, completa a maestrina.
Produtores paraenses se mobilizam para aprovação de PL do setor que tramita na Alepa
O Coro da Fundação Carlos Gomes começou suas atividades há 25 anos, se apresentando na sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes, e durante todos esses anos têm cumprido uma agenda de concertos e apresentações mantidos pela Fundação. Além disso, realiza apresentações em festivais, concursos nacionais e internacionais.
“Agora estamos tendo o apoio fundamental para nossa manutenção da Hydro do Brasil, que é a primeira empresa privada que efetivamente nos acolhe, valorizando muito nosso trabalho, e nos permitindo nos apresentar para plateias dentro do Pará a que não tínhamos tido a chance de nos apresentar, por isso quero manifestar em nome do Coro Carlos Gomes e no meu próprio, a nossa gratidão pela parceria”, diz Maria Antonia, que reforça a importância da prorrogação do patrocínio num momento em que o sustento de muitos coralistas tem sido prejudicado pelo cancelamento de eventos. “Isso vai nos ajudar a ficarmos em casa e preservar a nossa saúde enquanto esse vírus não passar”, completa a maestrina.
O incentivo tem como objetivo fomentar a cultura por meio da música coral erudita, regional e popular no Estado. Para celebrar a parceria, foi produzido um vídeo com os coralistas uma composição exclusiva para a campanha de conscientização sobre cuidados com a higiene, lançada no último dia 3, como forma de ajudar na prevenção do coronavírus. Os vídeos foram gravados individualmente pelos 21 integrantes, cada um em sua residência, regidos à distância e on-line pela maestrina. A gravação está sendo divulgada nas redes sociais e emissoras de TV em Belém, Barcarena e Paragominas.
Letra, música e arranjo são do cantor, compositor, produtor, multi-instrumentista e ator André Abujamra, responsável por composições conhecidas “Alma Não Tem Cor” e “O Mundo”, além de trilhas sonoras dos filmes “Carandiru”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Trinta” e “2 Coelhos”. Abujamra também compôs para programas de TV - é dele o tema de abertura de “Castelo Rá Tim Bum”, entre outros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar