Os arrastões culturais do Arraial do Pavulagem receberam o título de “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará”, em sessão remota da Assembleia Legislativa do Pará, nesta terça-feira (04). Em 2017, a manifestação popular foi inserida na mesma categoria em âmbito municipal e agora celebra esta honraria na esfera estadual, tendo sido ambos Projetos de Lei de autoria do deputado Nilton Neves (PSL), e aprovados por unanimidade.

“Receber esse título é uma honra, um reconhecimento público de que nós realizamos uma manifestação importante para a cidade e para o Estado. A gente já sabia que tinha reconhecimento informalmente, e agora temos formalmente”, afirma Júnior Soares, um dos músicos fundadores do boi, que era chamado Pavulagem do Teu Coração e tornou-se oficialmente Arraial do Pavulagem em 1987.

Ele destaca ainda que, com o título, vem também a responsabilidade, a preocupação em sempre manter a manifestação, em levá-la para as ruas. “Infelizmente não é um título que acompanhe a salvaguarda, como ocorre com títulos de instituições como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas já nos ajuda a caminhar para isso”, comemora.

De acordo com o deputado Nilton Neves, brincante de longa data desta festa popular, o grupo vai além de uma manifestação cultural, pois tem também um importante papel na prestação de serviço à comunidade, com ações educacionais, de cultura e de lazer. E ele afirma que a intenção do título é justamente defender “a bandeira da valorização do que é nosso, de tudo que é produzido artisticamente nos municípios de nosso estado”.

A manifestação, que é organizada e mantida por meio do Instituto Arraial do Pavulagem, passou a abrigar, nos últimos anos, uma série de iniciativas que vão além dos cortejos juninos. O Arraial promove oficinas formativas para o seu Batalhão da Estrela, abriu espaço para a participação de crianças com deficiência, realiza mesas de debate sobre a cultura popular junto a acadêmicos, artistas e mestres populares, entre outras atividades. Durante a pandemia, realizou o projeto “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, totalmente on-line.

“O Arraial representa a pluralidade. Durante o isolamento social foi bonito de ver o nosso cortejo atravessando fronteiras. Inúmeras famílias que vivem em outros países puderam aproveitar a nossa festa virtual”, declarou Ronaldo Silva, outro dos fundadores do Arraial do Pavulagem, destacando ainda como esta conquista fortalece e abre precedentes para a promoção de outras manifestações populares do estado.

Com a pandemia ainda em curso não será possível realizar uma comemoração do jeito que os brincantes gostam, mas Júnior garante que a volta para as ruas é só questão de tempo. “Na hora em que essa pandemia passar, vamos para a rua. A manifestação é essa reunião das pessoas, essa troca de energia, de alegria. A gente produziu um conteúdo virtual para alimentar as pessoas durante esse período, mas, como qualquer folguedo, nosso lugar é na rua. É lá que vamos estar quando isso passar”, promete.

Arrastão do Pavulagem, que já era patrimonio de Belém, agora é patrimônio do Pará Foto: Irene Almeida

MAIS ACESSADAS