
Em seus quase 200 anos de criação, a fotografia tornou-se uma das invenções mais presentes na vida das pessoas, num mundo pontuado pelas imagens e pela rapidez dos cliques. Neste dia 19 de agosto, Dia da Fotografia, muitos fotógrafos seguem tentando encontrar um caminho para manter suas câmeras ativas em tempo de isolamento social, comemorando a data discretamente, mas ainda com muita criatividade.
A fotógrafa Desirée Giusti, que faz parte do Laboratório de Projetos da Associação Fotoativa, conta que o projeto seguiu sendo realizado, mesmo à distância, toda terça-feira, reunindo cerca de dez fotógrafos a cada encontro. “O curioso é que, quando era presencial, apareciam quatro ou cinco pessoas por reunião. Agora sempre está cheio, todo mundo quer falar e compartilhar bastante dos seus trabalhos por lá”, diz ela.
Durante a pandemia, naturalmente se abordou questões como a produção artística durante o isolamento social, como ficou a disposição, criatividade e forma de lidar com as restrições. “Eu fiquei dois ou três meses sem sair de casa. Nesse período, surgiu a ideia de a gente fazer uns autorretratos por dia, pensamos coletivamente, conversamos sobre a produção de cada um”, conta. Agora, eles estão construindo um site para mostrar esses trabalhos.

Leia mais:
Projeto fotográfico paraense recria estética impressionista
Artista paraense faz rifa de obra para poder comprar computador
Para além disso, Desirée disponibilizou seu e-mail no Instagram para quem quisesse receber uma fotografia dela. “Eu escolhia a fotografia baseada na pessoa e enviava para ela imprimir depois da pandemia e colocar na casa. Várias pessoas pediram, eu escrevia para a pessoa, entregando a fotografia, e ela me respondia. Essa troca de e-mails acabou virando um trabalho também, foi um processo de aproximação dessas pessoas, algumas nem tinha tanto contato, foi algo bem legal”, relata.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar