plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AMANTES DA ARTE

Dia da fotografia: profissionais celebram data com criatividade e persistência 

Em seus quase 200 anos de criação, a fotografia tornou-se uma das invenções mais presentes na vida das pessoas, num mundo pontuado pelas imagens e pela rapidez dos cliques. Neste dia 19 de agosto, Dia da Fotografia, muitos fotógrafos seguem tentando encon

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dia da fotografia: profissionais celebram data com criatividade e persistência  camera Imagem do livro “Caraparu e Seus Encantos”, de Celso Lobo, que ele aproveitou para divulgar enquanto não volta às expedições fotográficas. | Reprodução/Celso Lobo

Em seus quase 200 anos de criação, a fotografia tornou-se uma das invenções mais presentes na vida das pessoas, num mundo pontuado pelas imagens e pela rapidez dos cliques. Neste dia 19 de agosto, Dia da Fotografia, muitos fotógrafos seguem tentando encontrar um caminho para manter suas câmeras ativas em tempo de isolamento social, comemorando a data discretamente, mas ainda com muita criatividade.

A fotógrafa Desirée Giusti, que faz parte do Laboratório de Projetos da Associação Fotoativa, conta que o projeto seguiu sendo realizado, mesmo à distância, toda terça-feira, reunindo cerca de dez fotógrafos a cada encontro. “O curioso é que, quando era presencial, apareciam quatro ou cinco pessoas por reunião. Agora sempre está cheio, todo mundo quer falar e compartilhar bastante dos seus trabalhos por lá”, diz ela.

Durante a pandemia, naturalmente se abordou questões como a produção artística durante o isolamento social, como ficou a disposição, criatividade e forma de lidar com as restrições. “Eu fiquei dois ou três meses sem sair de casa. Nesse período, surgiu a ideia de a gente fazer uns autorretratos por dia, pensamos coletivamente, conversamos sobre a produção de cada um”, conta. Agora, eles estão construindo um site para mostrar esses trabalhos.

Autorretrato de Desirée Giusti, da série feita para o Laboratório de Projetos da Fotoativa.
📷 Autorretrato de Desirée Giusti, da série feita para o Laboratório de Projetos da Fotoativa. |Reprodução/Desirée Giusti

Leia mais:

Projeto fotográfico paraense recria estética impressionista

Artista paraense faz rifa de obra para poder comprar computador

Para além disso, Desirée disponibilizou seu e-mail no Instagram para quem quisesse receber uma fotografia dela. “Eu escolhia a fotografia baseada na pessoa e enviava para ela imprimir depois da pandemia e colocar na casa. Várias pessoas pediram, eu escrevia para a pessoa, entregando a fotografia, e ela me respondia. Essa troca de e-mails acabou virando um trabalho também, foi um processo de aproximação dessas pessoas, algumas nem tinha tanto contato, foi algo bem legal”, relata.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias