
A banda Baixo Calão, grande referência do grindcore paraense, decidiu fechar o ano acenando para a esperança de um 2021 ao lado do público. Os músicos lançam hoje, no YouTube da Xaninho Discos, o videoclipe de “Pódio de Chegada”, uma parceria inédita com João Gordo, que também dispensa apresentações. Desde a noite de ontem, o público da América Latina já pôde conferir a novidade, com uma premier exclusiva no site argentino “El Cuartel del Metal”, e, no dia 30, a faixa musical chega às plataformas de streaming.
Com a pandemia, turnês canceladas, a banda decidiu se dedicar ao estúdio, compondo e gravando novas músicas. “A gente já tinha 20 shows marcados em julho, na Europa. Ia tocar no ‘Abril Pro Rock’, em Recife, e também em São Paulo, e de repente não conseguiu fazer absolutamente nada. O lançamento dessa música reflete essa inconformidade que a banda está sentindo. Essa pilha para tocar fez a gente ir para o estúdio, pensar novas músicas, trabalhar melhor as ideias e uniu bastante a banda”, considera o baterista William Peixoto. Além dele, integram a banda os vocalistas Leandro Porko e Jardel Crudo, o guitarrista Danilo Leitão e o baixista Marcio Oldman.
A letra de “Pódio de Chegada” foi escrita por Leandro Porko ainda em outubro e foi gravada em novembro, no Limbus Studio. “Ela reflete toda essa confusão mental e social que a gente está vivendo em meio à pandemia, e essa instabilidade política que a gente veio acompanhando, caminhando junto. A gente diria até essa ‘necropolítica’, em meio a tantas mortes e instabilidade social e psicológica que a gente está à mercê no Brasil. A letra tem também esse desamparo que a gente anda sentindo. Quando mandamos para o João Gordo, ele gostou muito e topou na hora gravar”, conta o baterista.
Leia mais:
Prefeito Marcelo Crivella é preso em operação da polícia e do MP do Rio
Descarte de lixo sai do controle e sujeira se espalha pelas ruas de Belém
O contato entre o paulista e a banda paraense já vem de algum tempo, inclusive com eles dividindo palco, tocando nos mesmos eventos. “Acredito que isso ajudou bastante para que rolasse a parceria”, comenta William. João Gordo gravou sua parte em São Paulo, com a Caxão Produtora, e mandou para Belém, onde foi mixado e masterizado por Marcos Saraiva. “A gente já aproveitou para fazer um videoclipe de estúdio, com ele gravando as imagens lá e mandando para a gente também”, completa o músico.
O paraense Alexandre Nogueira foi o responsável pela filmagem, edição e montagem do videoclipe, incluindo as contribuições de João Gordo. “Pelo menos no final deste ano tão diferente a gente quis fazer esse lançamento, para fechar o ano de forma positiva, já com perspectiva de um ano melhor para banda e para todo mundo em 2021. A gente sabe que o que mais importa neste momento são as vidas. Por isso, apesar da vontade de tocar ao vivo, seguimos sem fazê-lo para não colocar ninguém em risco. O clipe é uma forma segura de estarmos próximos do nosso público”, finaliza William.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar