Professora da rede de ensino estadual, a paraense Júlia Forte encontrou na internet uma motivação para continuar a ensinar em tempos de isolamento social. Desde novembro de 2020, a docente utiliza o TikTok como um canal de ensino da Língua Portuguesa.
"Com a pandemia, eu parei de dar aulas presenciais e tive a ideia de começar a produzir vídeos com dicas de Português, especialmente para o público que estuda para concursos, provas de vestibulares e afins", disse a professora.
De acordo com Júlia, a quantidade de seguidores e os comentários que recebe diariamente sobre as "aulas virtuais" foi uma surpresa.
"Começou como algo despretensioso, eu não imaginei que falar sobre Português pudesse despertar o interesse de tantas pessoas, ainda mais em um aplicativo como o Tiktok, que se tornou popular com vídeos de danças, humor e entretenimento em geral", conta.
Julia explica que o grande diferencial entre o ensino presencial e através do TikTok é o tempo. "Como o aplicativo disponibiliza apenas 60 segundos para cada vídeo, é necessário explicar de forma simplificada e que não comprometa o entendimento. Além disso, também precisei me familiarizar com a câmera e criar uma metodologia para me comunicar com o público de forma virtual", explica.
O vídeo mais visto da professora já alcançou mais de 176,6 mil visualizações. Assista:
@juliaforteprof Uso da vírgula (parte II). #dicasdeportugues #português #educatiktok #fypシ #fy #virgula #pontuação #dicasparaconcurso #concurseiros #redação #enem
♬ som original - Júlia Forte
Sobre o alcance dos vídeos, Júlia diz que a internet aproxima um número de pessoas bem maior quando comparado ao "espaço sala de aula".
"Recebo agradecimentos diários de pessoas que têm dificuldade em aprender a gramática do português e que com os meus vídeos estão passando a entender melhor; de brasileiros que moram fora do país, por ter possibilitado que eles entrassem em contato novamente com a língua materna e, também, de estrangeiros que buscam aprender mais sobre o português. É esse retorno que faz o trabalho valer a pena", finaliza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar