plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
AÇÃO SOCIAL

Projeto realiza oficinas de audiovisual em comunidade quilombola de Castanhal

O objetivo do projeto é minimizar as desigualdades sociais relacionadas ao acesso às novas tecnologias

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto realiza oficinas de audiovisual em comunidade quilombola de Castanhal camera Lideranças da comunidade São Pedro e coordenadores de juventude de Castanhal | Divulgação

O projeto Quilombo em Foco realiza, entre os dias 15 e 23 de março, oficinas de audiovisual no Quilombo São Pedro, localizado no município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. A iniciativa foi uma das selecionadas no Edital de Audiovisual da Lei Aldir Blanc Pará, que tem como objetivo socorrer artistas e agentes de cultura, que tiveram atividades interrompidas pela pandemia da covid-19.

Ao todo, serão realizadas seis oficinas de Ética, Cidadania e Direitos Humanos, Fotografia, Captação de Som, Produção, Roteiro de Documentário e Direção e Edição de Vídeo Digital. Como resultado, será apresentada uma amostra virtual de curtas elaborados pela comunidade, com exibição on-line no dia 10 de abril, pelas redes sociais.

De acordo com Jaquelliny Lopes, jornalista e uma das idealizadoras do Quilombo em Foco, o objetivo do projeto é minimizar as desigualdades sociais relacionadas ao acesso às novas tecnologias e promover um olhar crítico sobre a sociedade a partir das ferramentas do audiovisual.

“Diante das desigualdades sociais relacionadas ao acesso às novas tecnologias, projetos como o ‘Quilombo em Foco’ são necessários nesse processo de inclusão e, também, por promover uma forma de escrita de mundo a partir do audiovisual. O objetivo das oficinas é que a comunidade se aproprie mais do audiovisual de forma criativa, crítica e reflexiva”, pontua a jornalista.

Além de Jaquelliny, está à frente do projeto a cineasta e educadora Raissa Cardoso, que atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Castanhal, onde desenvolve oficinas de audiovisual e animação em stop motion, além do trabalho lúdico-educativo voltado ao ensino de pessoas em situação de vulnerabilidade. É graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará.

O projeto prevê, ainda, a exibição dos curtas em locais públicos da comunidade, de acordo com a situação sanitária em função da pandemia, e a realização de pequenas oficinas para crianças. Os curtas terão a opção de legenda.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias