Falar da Amazônia nunca será tarefa fácil, ainda mais quando ao longo da história ela é alvo de constante ameaça e destruição da sua floresta, do seu povo e de suas riquezas. Mas, afinal, qual o futuro que queremos para ela? Algumas reflexões e debates poderão ser extraídos da exposição fotográfica “Ver o Tempo”, que será apresentada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A mostra virtual integra a programação da 2ª edição do “Festival Labverde”, que ocorre a partir de hoje com uma extensa programação adaptada ao formato on-line por conta da pandemia, que reúne diferentes conhecimentos, como a arte, ciência e saberes ancestrais, para falar sobre a Amazônia.
A exposição, que será apresentada no último dia do evento, traz a experiência de um coletivo de cinco fotógrafos com vasta atuação na Amazônia, entre eles o paraense Rogério Assis. Ele também é cocurador da exposição, ao lado de Lilian Fraiji, idealizadora do festival.
Grafite traz nova identidade a cenário urbano da cidade
“A exposição tem a proposta de discutir uma visão sobre a região a partir de relevantes trabalhos de documentação desenvolvidos ao longo de alguns anos. Fazemos uma reflexão de um futuro próximo para a Amazônia que, infelizmente, não é nada animador”, comenta o fotógrafo.
O “LabVerde” é um programa de residência artística em Manaus (AM), criado em 2013, que conta com o festival desde 2019. Lilian Fraiji, especialista em políticas culturais e idealizadora do festival, explica que a organização do evento buscou, para a exposição, fotógrafos que possuem trabalho relacionado à Amazônia. Nesse processo, o cientista Charles Clement teve participação fundamental na montagem da exposição - Clement é pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e voltado para a formação de artistas de diferentes linguagens para a área de ecologia.
Músicas para você entrar em clima das festas de São João
“O festival é a grande união de conhecimento interdisciplinar que tenta falar da Amazônia, seus fenômenos e o futuro dela a partir de diferentes dimensões, como arte, ciência e ancestralidade. A gente propõe uma união que reverbera nesses diferentes produtos, como debates, exposição de fotos, dança e performance”, diz Lilian sobre a programação. Nesta segunda edição do festival, o tema é “O Amanhã é Agora”, celebrando a Semana do Meio Ambiente.
“A partir do tema, vamos tentar ‘amarrar’ esse tempo, entendendo o que a Amazônia está passando e tentar olhar pra ela de maneira mais complexa”, completa a idealizadora do evento.
Prestigie
“Festival LabVerde – O Amanhã é Agora”
Quando: De hoje a sábado, 5, sempre às 19h
Onde: www.labverdefestival.com, pt.labverde.com e perfil do Labverde no Instagram e YouTube
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar