A festa de São João está garantida neste ano com a realização do “Arraial Virtual de Todos os Santos”, que ocorre de forma híbrida, com mostra on-line e, num segundo momento, com apresentações na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), sem público.

Cantor paraense inicia quadra junina com live

Arraiá do DOL: playlist para entrar no clima das festas juninas

Tradicional nesta época do ano, o concurso junino conquistou um grande número de inscrições, em especial de quadrilhas do interior: foram, ao todo, 53 quadrilhas, de 27 cidades paraenses. 

Nesta 17ª edição do concurso participam quadrilhas de cidades como Belém, Ananindeua, Castanhal, Barcarena, Melgaço, Tucuruí, Limoeiro do Ajuru, Marabá, Vigia, Breves, Portel e Soure.

Esta é primeira versão em formato híbrido, em atenção à política estadual de prevenção contra o novo coronavírus, mas a diretora de Interação Cultural da FCP, Cláudia Pinheiro, diz que o concurso continua um sucesso, mesmo com essa necessária adaptação.

“O ‘Arraial’ é praticamente uma das marcas da Fundação. Ele é uma festa de cores e sabores que encanta do jovem ao adulto. Lamentamos muito não ter podido realizá-lo no ano passado, e passamos muito tempo pensando em como trazer a festa este ano”, comenta.

O concurso terá duas etapas: na primeira, as quadrilhas inscritas terão vídeos publicados no canal da Fundação no YouTube. Neste momento, que vai de 14 a 18 de junho, o júri técnico seleciona as 30 melhores - e o público também participa, votando em suas preferidas.

As escolhidas nesta fase terão a apresentação filmada na sede da Fundação e transmitida também por meio do perfil da FCP no YouTube. A partir daí os jurados elegem as melhores por meio de nota. A mostra final ocorrerá entre os dias 23 de junho e 4 de julho, na sede da FCP, mas sem público e com exibição pela TV Cultura.

A Quadrilha Dona Flor, que é de Tucuruí, participa pela segunda vez do concurso, mas agora diz que há um novo sabor, com o formato virtual.

“Está sendo um prazer imenso participar do ‘Arraial’ da Fundação, porque queremos mostrar nossa representatividade como quadrilhas do interior. Aqui em Tucuruí, por exemplo, a gente tem um grande número de quadrilhas, mas nem todas têm oportunidade de participar, de se deslocar para a capital”, explica o diretor e produtor artístico Richardson Gutterres.

Ele conta que a coreografia precisou se adaptar ao novo formato. “Aqui temos um estilo de quadrilha, que classificamos como folclórica e parafolclórica, abrangendo outras culturas, como indiana, árabe... A Dona Flor é uma quadrilha folclórica, ou seja, tradicional. Só que temos os aparatos, os truques, a parte cênica, então tivemos que fazer uma nova coreografia que abrangesse o modo que a gente queria mostrar a Dona Flor, que é uma coisa mais saudosista, que desse um ar nostálgico à cena”, detalha.

Eliel Lucena, diretor da quadrilha Estrela de São João, também de Tucuruí, diz que está feliz em manifestar a sua arte mesmo que em formato diferente.

“Este ano, tivemos a surpresa do concurso ocorrer em formato virtual, uma novidade pra gente, porque imaginamos que não haveria concurso. E nos preparamos enquanto grupo para estarmos participando na capital, por meio de um vídeo, uma nova modalidade. É desafiador, porque estamos acostumados a dançar para um público que interage com a gente e isso nos dá energia. Mas a gente está muito empolgado, acreditando que podemos fazer algo divertido e diferente e, assim, transmitir a mesma energia que a gente tem no evento ao vivo. Já fizemos outras apresentações on-line e o resultado é sempre muito bom”, ressalta.

ACOMPANHE

“Arraial Virtual de Todos os Santos”

Quando: Primeira etapa de 14 a 18 deste mês

Onde: Canal da Fundação Cultural do Pará no YouTube

Uma das etapas do concurso terá gravação na sede da FCP sem público, com transmissão pela TV Cultura Foto: Uchôa Silva/ divulgação

MAIS ACESSADAS