plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ARTES PLÁSTICAS

Realidade e magia se misturam em exposição no Solar da Beira

"Símbolos, Sentidos e Sociedade em Belém" tem entrada gratuita no Solar e também está disponível on-line. Coletivo de artistas de Belém mostram suas pinturas sobre tela, grafite sobre papel e óleo sobre papel.

Imagem ilustrativa da notícia Realidade e magia se misturam em exposição no Solar da Beira camera Exposição foi contemplada pela Lei Aldir Blanc | Divulgação

Contemplada por meio da Lei Aldir Blanc, a exposição "Símbolos, Sentidos e Sociedade em Belém” é um projeto idealizado pelo artista visual e pesquisador, Danilo Pontes, que junto aos artistas Carla Duncan, Luana Brown e Diego Barata exibe ao público obras que buscam retratar os símbolos no imaginário popular local da cidade de Belém com pinturas sobre tela, grafite sobre papel e óleo sobre papel. A exposição tem abertura no dia 23 de junho e segue recebendo visitações até 06 de julho, com entrada franca e classificação etária livre, no Solar da Beira.

Durante os últimos meses os artistas puderam se debruçar na construção do projeto, que prevê também diálogos constantes sobre temas correlatos aos seus trabalhos finais. De acordo com Danilo Pontes, artista pesquisador, os trabalhos produzidos pelo coletivo visam reproduzir símbolos do cotidiano num delírio entre o mito e a realidade, e o mágico entrelaçado no rotineiro, a fim de concretizar sentidos em símbolos comuns na Belém atual.

Para compor a "Símbolos, Sentido e Sociedade em Belém” cada um dos artistas terá espaço para divulgação de 5 obras a sua escolha, aprofundando as reflexões teóricas, sejam elas históricas, sociais, culturais, econômicas ou de campos interdisciplinares que se misturam com a arte.

A realização da exposição será feita no Complexo do Ver-o-Peso, no Solar da Beira. O Solar da Beira foi tema do trabalho de conclusão de curso do artista pesquisador Danilo Pontes, sendo este também membro ativo e expositor na ocupação do prédio em maio de 2015. O prédio cumpre os requisitos adequados no que diz respeito às medidas de prevenção contra a Covid-19, com um espaço amplo e arejado, criando a possibilidade para que o público circule pela exposição mantendo o distanciamento e a segurança.

ONLINE

Como prevê a lei Aldir Blanc, é necessário ações educativas com o intuito de alcançar novos públicos e também aqueles que geralmente não têm acesso a iniciativas culturais, como os idosos e os portadores de deficiência. Assim, o coletivo criou um instagram (@sssbelem) para deixar registrado todos os passos do projeto, divulgando de forma acessível seus trabalhos e conteúdos sobre arte, economia criativa, cultura e patrimônio.

Os resultados da exposição vão ficar compilados em um site, que possibilitará ao visitante conhecer a mostra virtualmente, assim como também ter acesso ao catálogo.


SERVIÇO

Exposição "Símbolos, Sentido e Sociedade em Belém”

Vernissage: 23 de junho, 15h às 17h
Visitações: De 23 de junho a 06 de julho
Onde: Solar da Beira (complexo do Ver-o-Peso)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias