plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LUTO

Morre ator e diretor paraense Henrique Da Paz

O artista não resistiu a um procedimento médico no coração. Fundador do grupo Gruta, um dos mais premiados do Estado, ele tinha 50 anos de carreira dedicados aos palcos com atuações também no cinema.

Imagem ilustrativa da notícia Morre ator e diretor paraense Henrique Da Paz camera Henrique Da Paz tinha mais de 50 anos de carreira. | Linda Ribeiro/Portal Cultura

Se despedir de alguém não é fácil. Se a pessoa é conhecida pela sua arte, a despedida é dolorosa não apenas para amigos e familiares, mas também para os fãs. Fica o legado admirável de uma vida toda dedicada ao ofício, no entanto.

No Pará, a segunda-feira (26) marcou uma grande perda. Após 50 anos de carreira, o teatro paraense se despede do ator e diretor Henrique Da Paz. Quem deu a notícia sobre o falecimento foi o seu genro, o ator Adriano Barroso.

De acordo com ele, Henrique não resistiu ao passar por um procedimento no coração.

Experiências femininas conduzem “Essa Palavra Eu Não Falo”

O velório inicia às 18h no Teatro Waldemar Henrique.

CARREIRA

Depois de prestar vestibular para Medicina e Arquitetura, Henrique Da Paz, que era artista plástico na ocasião, resolveu se entregar ao teatro, no final da década de 1960. Na época, ele iniciou em um grupo da igreja de Icoaraci, distrito de Belém.

Junto com Salustiano Vilhena, eles fundaram o Grupo Gruta de Teatro, um dos mais premiados grupos do Estado. De lá pra cá, atuou e dirigiu dezenas de espetáculos, muitos deles laureados nacionalmente. O nome de Henrique se confunde com a própria história do Gruta e do teatro feito em Belém do Pará.

Em certa ocasião, o ator e diretor Adriano Barroso afirmou que "Henrique é o grande ator dessa cidade, que, perdida em referências tortas, teima em não reconhecer. Mas quem tem a oportunidade e a felicidade de vê-lo atuar entende o que é esse ofício maravilhoso do teatro".

Dentre tantos espetáculos, Henrique participou de “Hamlet, um Extrato de Nós”, com direção de Cacá Carvalho, pelo Grupo Cuíra do Pará, dentre outras trabalhos. Também atuou no cinema no filme "Miguel, Miguel", baseado na obra do escritor Haroldo Maranho e dirigido por Roger Elarrat. Ele foi professor da Universidade do Estado do Pará e era pai da atriz de teatro Monalisa Da Paz.

Em 2012, o artista foi protagonista do documentário “Henrique da Paz – Tempo e Espaço de um Ator”, dirigido por Hamilton Braga. Veja:

No Facebook, o ator e diretor Cacá Carvalho e outros amigos e parceiros do teatro lamentaram a perda:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias