plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NÃO FICA DE FORA

Festival de Juruti será homenageado em Live neste sábado

O projeto foi aprovado pela Divisão de Vigilância Sanitária do município e vai cumprir todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Imagem ilustrativa da notícia Festival de Juruti será homenageado em Live neste sábado camera Musas ensaiaram forte para o momento. | Divulgação

Patrimônio Cultural do Pará e uma das mais importantes manifestações culturais da região Oeste do Estado, o Festribal de Juruti, com a disputa entre as tribos Munduruku e Muirapinima, volta em novo formato este ano com a live “Um canto de resistência” que será transmitida pelo Youtube, no próximo sábado, (31), a partir das 20h30.

A apresentação será ao vivo na sede da Associação Cultura pela Paz, no centro da cidade. Com o objetivo de evitar aglomerações e promover o isolamento social, os moradores poderão assistir tudo de casa pelo celular e pela TV. A live será realizada pela Prefeitura de Juruti, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo. “Seguiremos todos os protocolos de saúde. A live do Festribal de Juruti será esse ano um evento 100% de investimento da Prefeitura. Convido todos para conhecer a maior celebração cultural indígena do Pará e do Mundo.”, disse a prefeita Lucídia Batista.

Festival de Juruti será homenageado em Live neste sábado
📷 |

O projeto foi aprovado pela Divisão de Vigilância Sanitária do município e vai cumprir todas as medidas de prevenção contra a Covid-19. “Os integrantes vão passar por exames de Covid 48horas antes da live.”, explicou Sebastião Junior, Secretário de Cultura, Desporto e Turismo.

Cada tribo vai levar 36 integrantes, incluindo os itens principais: índia guerreira, pajé, guardiã tribal, apresentador, cantor, tuxaua e porta-estandarte. Ele terão uma hora e meia para apresentar o espetáculo de dança tribal. O sorteio da ordem de entrada das tribos também foi feito através de uma live. A primeiro tribo a se apresentar será a Muirapinima, que desenvolverá o tema “ Tecendo a Vida”, uma referência a todas as vidas salvas em meio a pandemia.

Já a tribo Munduruku vai desenvolver na live o tema “ Sangue Indígena- nenhuma gota a mais”.

“Para evitar que haja aglomeração entre os brincantes, na hora que a primeira tribo estiver se apresentando, a segunda não estará no local da live. Encerrando a primeiro tribo, teremos 20 minutos para retirar os integrantes. Somente 10 minutos depois é que a outra tribo chega ao local”, disse Sebastião.

Durante a apresentação, somente os itens principais poderão ficar sem máscara. Os demais integrantes vão estar usando a proteção no rosto.

Festival de Juruti será homenageado em Live neste sábado
📷 |

A divulgação da live trouxe alegria para os moradores da cidade. A disputa entre as torcidas das tribos costuma ser bem acirrada. No ano passado, não houve festival por causa da pandemia. Esse ano o evento também não será realizado. Mas a realização da live deixou os torcedores das tribos animados. Por toda cidade, foram hasteadas as bandeiras Vermelha e Amarela da Tribo Munduruku, e Vermelha e Azul da Tribo Muirapinima. “ É uma reverência a nossa maior expressão cultural. Seremos juntos, canto, dança, festa. Seremos a resistência cultural de um povo”, finalizou Sebastião Junior

Sobre o Festival das Tribos

O Festribal de Juruti acontece há mais de 20 anos no Tribódromo da cidade e costuma reunir mais de 30 mil pessoas no último final de semana de julho. A 25ª edição realizada em 2019 teve como vencedora da Tribo Muirapinima. Em 2008, a Lei Estadual nº 1.112, tornou o evento Patrimônio Cultural do Pará. Em 2011, a Câmara Municipal criou a Lei 1.010, onde o Festival das Tribos foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Juruti.

O Festribal também movimenta a economia do município. Todos que assistem as apresentações ficam encantados com o espetáculo de dança, música, teatro e beleza das Tribos Munduruku e Muipanima. As duas resgatam as tradições da cultura indígena e chamam a atenção do mundo para preservação da floresta e o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. Agora em 2021, seria realizada no dia 31, a 27ª edição do Festival da Tribos, mas pela saúde do povo jurutiense, o evento não poderá acontecer mais uma vez por causa da pandemia.

Serviço:

LIVE CULTURAL "FESTRIBAL 2021: UM CANTO DE RESISTÊNCIA"

Dia: 31/ 07/2021

Hora: 20h30

Onde assistir: Youtube da Prefeitura Municipal de Juruti

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias