plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LANÇAMENTO

Pedral do Lourenço inspira personagem de Salomão Larêdo

Novo romance do escritor paraense usa ficção para falar de problemas bem reais na região

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pedral do Lourenço inspira personagem de Salomão Larêdo camera Arquivo pessoal

Lourenção, de apelido Mangão, é casado com Luma. Ele se apaixona pela cunhada Lunete, que mora com a mãe, Rude Madrisse, em um dos lados da Cachoeira do Lago Vermelho, no município paraense de Itupiranga. Assim que rapta a menina, a mãe amaldiçoa Lourenção depois que ele some pelas águas da cachoeira do Itaboca. “Vai, desgraçado, pro inferno, pelo canal do inferno!” roga a mulher.

A narrativa e os personagens fictícios estão no novo romance do escritor paraense Salomão Larêdo, “Pedral - Canal do Inferno”. A obra chega hoje à Livraria Fox, mas em função da pandemia do novo coronavírus, o autor não realizará evento de lançamento.

O inferno e o Pedral são os cenários imaginários escolhidos por Salomão, que no desenrolar da história utiliza-se de personagens da mitologia ou de cenas que em algum momento lembram o Velho Testamento, para fazer uma alegoria a discussões importantes sobre a luta feminina, a questão do negro, além da política.

Pedral do Lourenço inspira personagem de Salomão Larêdo
📷 |Divulgação

O local é real - o Pedral do Lourenço está situado entre as localidades de Santa Terezinha do Tauarí e Ilha do Bogéa, em Itupiranga. E o autor buscou inspiração no livro “De Belém a São João do Araguaia - Vale do Rio Tocantins’”, publicado em 1910 e reeditado em 1989 pela Fundação Cultural e Secretaria de Cultura do Pará, que relata a viagem de Ignácio da Silva Mourão (membro do Clube de Engenharia Civil, correspondente da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e deputado estadual do Pará), de Belém até São João do Araguaia, descrevendo os costumes dos índios. Larêdo avisa, porém: “É tudo ficção”.

“Eu sou romancista, da área da ficção, então fiz uma narrativa em cima de temas importantes para provocar reflexões sobre a água, o transporte, as nossas riquezas, o homem da Amazônia, o negro, o índio, que são temas recorrentes na minha trajetória”, afirma o escritor, que desde o início de sua carreira literária trabalha usando mitos indígenas, amazônicos, paraenses, gregos, romanos, egípcios, religiosos, utilizando-os para uma melhor compreensão da criatura humana.

“Sempre é um desafio a construção de um livro, fazer uma narrativa bem-feita e eficaz, mas é sempre gostoso trabalhar a ficção, porque me aproprio do universo lúdico para falar das coisas humanas”, descreve Larêdo.

Lançamento do livro “Pedral - Canal Do Inferno”

Onde: Disponível para venda na Livraria Fox (Tv. Dr. Moraes, 584, entre Conselheiro e Mundurucus - Batista Campos)

Informações: (91) 98438-6360, [email protected] e Instagram @foxbelem

Quanto: Preço promocional de R$ 50 até domingo, 1° de agosto

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias