plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CULTURA

Theatro da Paz reabre após reforma e restauro

Espaço foi reaberto com espetáculo que homenageou profissionais da saúde. Nova iluminação, salas de ensaio e um café fazem parte do trabalho

Imagem ilustrativa da notícia Theatro da Paz reabre após reforma e restauro camera Os 300 ingressos disponíveis foram rapidamente esgotados. Eles foram adquiridos mediante a troca de alimentos não perecíveis. | Antônio Melo

Depois de nove meses fechado para reforma e restauro, o Theatro da Paz reabriu as portas ao público ontem. No palco, a Orquestra Sinfônica prestou uma homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia de Covid-19. O espaço ganhou nova iluminação externa, um espaço café, salas de ensaio, além da revitalização dos sistemas elétrico e de proteção contra incêndio. Um investimento de R$ 4,5 milhões feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A programação de reabertura segue até o próximo dia 31, com espetáculos diários e abertos ao público, assim como a visitação guiada gratuita. Ainda era dia quando a universitária Roseane Rocha, 23, chegou na maior casa de espetáculos do Pará para garantir um ingresso da apresentação de reabertura. “Estava com saudades de vir aqui, de me emocionar com o talento de quem está no palco, seja encenando, cantando, tocando ou dançando”.

O Theatro da Paz tem 143 anos de fundação e capacidade para 600 pessoas, mas em virtude da pandemia funcionará com apenas metade. “Temos de respeitar os protocolos sanitários. Poderíamos funcionar com um público de até 425 pessoas, mas para evitar aglomerações limitamos a 300 pessoas”, explicou Daniel Araújo, diretor do teatro. Ele citou que a reforma incluiu a criação de novos espaços, entre eles duas salas de ensaio. “O café Da Paz é um marco, vai permitir que as pessoas venham aqui, durante o dia, para conversar, tomar um café e visitar o nosso espaço”.

Estiveram presente: Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém; Úrsula Vidal como secretária de Cultura do Pará; Helder Barbalho, governador do Pará, e a primeira dama, Daniela Barbalho
📷 Estiveram presente: Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém; Úrsula Vidal como secretária de Cultura do Pará; Helder Barbalho, governador do Pará, e a primeira dama, Daniela Barbalho |

A secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, ressaltou que as obras começaram em 2019, quando toda a cobertura foi restaurada. A titular da Secult frisou que a programação se estenderá até o dia 31 deste mês e será aberta ao público. O governador do Estado, Helder Barbalho, definiu a reabertura do Theatro da Paz como um momento de festa para os paraenses. “Essa casa fantástica simboliza a riqueza cultural do nosso Estado. Poder reabrir as portas é uma oportunidade de reencontro das pessoas com o teatro”, disse. “Que este espaço possa estar à disposição da cultura, da arte, da beleza que é o Estado do Pará”. Helder lembrou que o setor cultural foi um dos mais prejudicados com a pandemia e ressaltou que o governo não mediu esforços para prestar apoio aos fazedores de cultura.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pontuou que o Theatro da Paz tem grandes chances de ser considerado Patrimônio da Humanidade. Em 2015, ele foi indicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Programação

- 23 de agosto- 20h: Espetáculo de teatro “A pensão da D. Cotinha”

- Dia 24-18h: Apresentação do Coro Carlos Gomes

- Dia 25- 17h, 18h e 19h: Apresentação de canto lírico dos alunos do Curso de Formação em Ópera

- Dia 26- 20h: Apresentação do Balé Coppélia

- Dia 27 - 20h: Apresentação do Balé Coppélia

- Dia 28- 20h: Apresentação da Amazônia Jazz Band

- Dia29- Montagem e ensaio da ópera Die Abreise (não aberto ao público)

- Dia 30- Ópera Die Abreise (16h: exclusiva para custodiadas e custodiados, agentes prisionais e familiares; 20h: para o público em geral)

- Dia 31- 16h: Espetáculos do Colegiado de Dança do Pará

- 25 de agosto a 31 de outubro

Exposição imersiva “Ópera Viva - 20 Anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz”

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias