Uma abordagem sobre a vida e a obra do grande maestro brasileiro que viveu um tempo de sua vida no Pará: Carlos Gomes. Uma experiência cultural que terá transmissão aberta pelo canal do YouTube do Theatro da Paz.

A azarada vida de Julio Cezar, o paraense que criou o balão

O Theatro da Paz realiza nesta sexta-feira (3), às 17h30, mais uma atividade integrante da programação do XX Festival de Ópera: o webinar “Carlos Gomes: Novas Perspectivas”.

Participarão do evento o professor doutor Jonas Arraes, como mediador; o jornalista João Luiz Sampaio e a cantora lírica, Taís Víera. O evento é uma iniciativa do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). 

Algodoal recebe exposição que celebra o mestre Chico Braga

Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz, considera um importante reconhecimento e homenagem ao grande maestro que tanto contribuiu para a música nacional. 

“É um webinar com pessoas de alto nível de conhecimento sobre Carlos Gomes. Isso vai nos proporcionar uma experiência e um aprofundamento cultural imperdíveis para a classe musical e artística como um todo”. 

Conheça mais sobre as personalidades convidadas:

Taís Víera 

Cantora lírica, professora e doutora em ópera. Nascida no coração da Floresta Amazônica, defensora da natureza e cantora das águas, é cantora de ópera reconhecida internacionalmente. Venceu os concursos de canto Maria Callas e Aldo Baldin, além de ter sido a primeira brasileira a figurar como uma das 40 melhores vozes do mundo no Operalia, em Los Angeles (EUA).

Cantou A Flauta Mágica (Mozart), A Walquíria (Wagner), Carmen (Bizet), M. Butterfly (Puccini), La Traviata (Verdi), La Bohème (Puccini) dentre outras. Intérprete da Madame Giry do Fantasma da Ópera, musical da Broadway da montagem 2018/2019, teve seu trabalho reconhecidos através do Prêmio Bibi Ferreira, da Medalha Ruy Araújo e da Medalha Carlos Gomes, as maiores comendas culturais do Brasil.

Especialista nas Lendas Amazônicas, criou, cantou e dirigiu diversos concertos divulgando a música brasileira de raiz folclórica sempre inspirada nos folguedos vividos em sua infância na Amazônia como: As Lendas Amazônicas, Ciranda de Manaus, o Águas Negras, Festa de Santo, Iemanjânica e o Vem dançar com Seu Waldemar.

Sua pesquisa de Doutorado na Unicamp lhe rendeu duas teses inéditas: A interpretação das Heroínas das óperas de Carlos Gomes e o desenvolvimento do Selftone, a voz fundamental e de maior potencial do intérprete. Reconhecida internacionalmente, Taís foi convidada pela segunda vez por The Voice Foundation (Fundação Internacional da Voz nos EUA), a dar seu Workshop de Interpretação através do Selftone, no Simpósio Internacional do Cuidado com a Voz Profissional, onde se reúnem os principais professores, médicos e artistas da voz. O ano de 2019 contou ainda com turnê de Taís Víera pelo Japão.

Festival de Ópera promove webinar sobre maestro Carlos Gomes
📷 |

João Luiz Sampaio

Jornalista e crítico musical, é editor executivo da Revista Concerto e colaborador do jornal O Estado de São Paulo, onde foi editor assistente dos suplementos literários Cultura e Sabático e do Caderno 2. Já realizou coberturas em todo o Brasil, na América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio. É autor de Antonio Meneses: Arquitetura da Emoção, Guiomar Novaes do Brasil e Ópera à Brasileira, entre outros livros. No início de 2021, lançou uma nova biografia do compositor Antonio Carlos Gomes.

Festival de Ópera promove webinar sobre maestro Carlos Gomes
📷 |

Jonas Arraes

Doutor em Musicologia pela Universidade Estadual de Campinas (2021), possui graduação em Música pela Universidade Federal da Bahia (1989) e Mestrado em Artes Musicais - Campbellsville University (2005). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Pará e professor aposentado da Fundação Carlos Gomes.

Dentre as suas principais experiências musicais estão a participação como contrabaixista em diversas orquestras, desde o ano de 1975 até 2009, quando encerrou sua carreira na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém-PA); participou de diversos grupos camerísticos, tendo atuado como solista e Regente de Coro e Orquestra. Atualmente é Membro Efetivo da Academia Paraense de Música e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e pesquisador associado ao EMPODERA - Educação Musical, Políticas, Decolonialidades e Resistência e GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Música, da UEPA, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, História, Educação, Cultura e Acervo Musical.

📷 |

Serviço:

Webinário “Carlos Gomes: Novas Perspectivas” - XX Festival de Ópera do Theatro da Paz

Quando: sexta-feira (03/09), às 17:30h

No Canal do YouTube do Theatro da Paz 

Programação gratuita e aberta a todos

MAIS ACESSADAS