ILUMINAÇÃO ARTÍSTICA

Malu Rabelo apresenta espetáculo  sobre o luto na pandemia 

Artista retrata o luto da sua família através da técnica de gambiarra no espetáculo on-line Poética da Partida.

quarta-feira, 22/09/2021, 12:03 - Atualizado em 22/09/2021, 12:02 - Autor: Com informações da assessoria


O projeto consiste na revelação poética e lúdica da partida repentina da figura materna na pandemia.
O projeto consiste na revelação poética e lúdica da partida repentina da figura materna na pandemia. | Divulgação

Emoção! É o que você irá vivenciar em um espetáculo de iluminação artística que revela o luto da partida materna durante a pandemia de Covid-19, baseado em experiências pessoais da artista. 

A iluminadora Malu Rabelo apresenta o projeto "Poética da partida - Uma Herança de Luz para Theo & Lucca" em seu canal do YouTube, com estreia para este sábado (25), às 20 horas. O projeto é contemplado com a lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O projeto consiste na revelação poética e lúdica da partida repentina da figura materna de dois garotos em tempos pandêmicos, onde os caminhos se confundiram ou mudaram para sempre. 

Estudante representa o Pará no Miss Brasil Terra; conheça!

No vídeo-espetáculo, através da linguagem da iluminação cênica, será acompanhado o processo criativo da construção artesanal do objeto luminoso, as gambiarras de luz, que se transformarão em uma mensagem eternizada através de uma performance com a confecção e operação desse objeto.

O produto final desse projeto consiste num vídeo performance do processo de construção que vai registrar a história da família que vivenciou essa experiência de perda, fazendo do objeto luminoso, a gambiarra de luz, uma árvore genealógica que mostrará a importância da conexão energética entre pessoas.

“A inspiração pra essa instalação e vídeo performance do processo de construção das gambiarras, vem de uma experiência vivida,  que ainda não tinha passado, que foi a partida repentina de um pessoa querida, no caso minha cunhada Thamis, ela era a mãe dos meus sobrinhos, Theo de 5 e Lucca de 2 anos e logo depois disso, foi meu pai, a covid o tirou de nós”, conta Malu sobre o processo que a levou ao espetáculo.

Artista paraense muda paisagens de Veneza com exposição

Malu Rabelo é a idealizadora do projeto. Iluminadora há 10 anos na cidade, já atuou em diversos espetáculos, trazendo o trabalho de iluminação para o centro da cena.

“A iluminação é além da estética, ela é uma linguagem, conta uma história, a iluminação cênica é a aplicação da luz na cena como elemento de transformação”, conta ela. 

Para o processo, Malu utiliza as gambiarras de luz, que dentro da realidade seriam apenas um ponto de iluminação do nosso cotidiano e na iluminação cênica se tornam uma fonte de luz feita com cabo paralelo, plugs, bocal e uma lâmpada, para uso corriqueiro, que, através de jogos e da imaginação, seguem revelando o espaço para além da visibilidade, sugerindo atmosferas extra cotidianas.

Serviço

Espetáculo Poética Partida - Uma Herança de Luz para Theo & Lucca

Quando: 25 de setembro (sábado)

Horário: 20h

Onde: No Youtube

Mais informações: 982747447

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS