Diário Online
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Três bandas disputam final do MPB Festival com show em Belém

Apresentações serão realizadas no Teatro do Sesi a partir das 20h desta sexta-feira (24)

quinta-feira, 23/09/2021, 18:06 - Atualizado em 23/09/2021, 18:05 - Autor: DOL


Da esquerda para a direita: Inesita, Kikito e Bando Mastodontes
Da esquerda para a direita: Inesita, Kikito e Bando Mastodontes | Reprodução Instagram

O público vai conhecer, nesta sexta-feira (24), o vencedor das classificatórias do MPB Festival, durante apresentação no Teatro do Sesi (avenida Almirante Barroso, esquina com a avenida Doutor Freitas, no bairro do Marco, em Belém), com entrada gratuita (será exigido comprovante de vacinação). A programação inicia às 20h e conta com shows dos três finalistas: Bando Mastodontes, Kikito e Inesita.

Após se inscreverem na seleção, os artistas paraenses foram avaliados por um corpo técnico e agora vão para a reta final da seletiva, que escolhe uma atração para se apresentar em 2022 durante o Festival, ao lado de grandes nomes da MPB local e nacional.

Para participar, os artistas se inscreveram gratuitamente no site com o envio de um conteúdo autoral. O concurso era aberto para artistas amadores ou profissionais de qualquer idade. Um dos finalistas, o Bando Mastodontes, conta com: Luciano Lira nos vocais, violão e composição; Armando de Mendonça no violino, viola, maracas e curimbó; guitarra assinada por Bruno (Jimi) Britto; Rodolfo de Mendonça no contrabaixo; Caio Azevedo na bateria; Katarina Chaves na percussão; Ana Marceliano e Bruna Cruz completam este bloco percussivo e também assumem vocais dividindo com Fernanda Noura.

 “As referências musicais do nosso som estão relacionadas à cultura popular, as referências artísticas, à literatura e às nossas vivências enquanto artistas dentro e fora dos palcos. Mas, de modo geral, eu deixo essa questão ser respondida pelo olhar e pelos ouvidos do público, essa busca de encontrar paralelos com o som que a gente faz”, conta Luciano Lira.

A segunda finalista é cantora, compositora e multi-instrumentista e começou carreira solo com o EP Normal de Pedra em 2017. Em 2018, lança o segundo EP, Cinza, e em 2020, lança o single/clipe Vertical. Marcou presença nos festivais da cidade como o 12° Festival Se Rasgum, primeira edição do festival Floresta Sonora, Sonora- Ciclo Internacional de compositoras, dentre outros. 

Já Kikito, aos 24 anos, conquistou um bom lugar entre os destaques mais recentes da frutífera música paraense. Nascido em Belém, o guitarrista e compositor e multiartista, foi vencedor das seletivas do Festival SeRasgum em 2017 e, em 2018, com o primeiro álbum, autointitulado, mostrou que a proposta de reunir a timbragem retrô de sua guitarra com a intervenção de sintetizadores e batidas eletrônicas aflorava num som ora cheio de vigor, ora de calmaria; momentos de introversão e extroversão, como ele mesmo costumava dizer na época. O álbum ficou na 22ª posição na lista de 50 melhores álbuns nacionais do site Tenho Mais Discos Que Amigos naquele ano.

Para Gibson Massoud, da Sonique Produções, é importante a retomada das atividades de grandes eventos nesse momento, especialmente para os artistas paraenses que ficaram bastante prejudicados com a pandemia. “A classificatória é muito importante para os artistas do Estado. Na segunda edição foi uma banda do interior que ganhou e isso é muito importante para a cena”, pontuou.

O artista selecionado e ganhador da Classificatória receberá um cachê, além de garantir uma vaga na programação do MPB Festival Belém ano 3. O vencedor recebe, ainda, uma sessão de fotos profissionais e um release profissional com uma jornalista.

Na primeira edição, o evento contou com shows de Gal Costa, Baile do Simonal – com convidados como Arthur Espíndola, Pedrinho Cavallero e Liege, além de Trilogia (Nilson Chaves, Lucinha Bastos e Marco Monteiro), Zimba Groove (ganhador da classificatória) e DJ Bernardo Pinheiro. No segundo ano do evento, as apresentações artísticas ficaram com Nando Reis, Juliana Sinimbu e Dois na Janela (ganhador da classificatória).

O projeto cultural é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Ministério da Cidadania e Governo Federal", e conta ainda com o apoio do Sesi.

Serviço:

Final das classificatórias do MPB Festival Belém Ano 3 nesta sexta-feira, 24 de setembro, no Teatro do Sesi, com entrada gratuita. Mais informações no site do evento www.mpbfestival.com.br

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS