Diário Online
ORIGINAIS DE PEIXE-BOI

Carimbó Curuperé e Gabiru Cigano apresentam tributo

A homenagem partirá de um circuito realizado em diferentes espaços culturais do município de Belém e da Ilha de Mosqueiro

sábado, 02/10/2021, 14:14 - Atualizado em 02/10/2021, 14:14 - Autor: Redação


Artistas farão um resgate à memória do grupo "Os Originais de Peixe-Boi"
Artistas farão um resgate à memória do grupo "Os Originais de Peixe-Boi" | Divulgação

Com notável harmonia rítmica de instrumentos naturais, o grupo “Os Originais de Peixe-boi” tem grande influência na comunidade carimbozeira. Por isso, o projeto idealizado pelo banjista Gabiru Cigano (Gabriel Pinheiro) e pelo Mestre de carimbó Ronaldo Curuperé, com a participação da maraqueira Maristela de Corrêa e do saxofonista Luan Monteiro, fará uma homenagem através da reprodução do disco "Os Originais de Peixe-boi - O Badalado Conjunto de Carimbó" (1977). 

O objetivo do circuito musical é fazer um resgate à memória do grupo Os Originais de Peixe-boi e transmiti-la ao público em diferentes espaços de Belém e da Ilha de Mosqueiro. A programação em tributo ao grupo inicia no dia 7 de outubro (quinta-feira), no Espaço Cultural Green House, às 19h.

No segundo dia do circuito (08), a partir das 20h, os músicos levarão o carimbó dos Originais para o Bar Taba d'Comédia. Nesse mesmo dia, haverá a primeira transmissão do cortejo online do Auto do Cirío deste ano.

No dia 09, o circuito estará passando no Espaço Colaborativo Realejo às 18h. O encerramento das homenagens ao grupo "Os Originais de Peixe-boi" será em Mosqueiro,  na Barraca Churrasqueada da Ilha  que está situada na Praia do Bispo,  no dia 10 de outubro (domingo) às 15h. 

Além de realizar o percurso musical, o projeto produzido por Racquel Prudente e Ana Ribeiro pretende elaborar e organizar um acervo histórico do grupo "Os Originais de Peixe-boi" através de material audiovisual e escrito. Assim, dispondo para toda a comunidade que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a trajetória do grupo. 

OS ORIGINAIS DE PEIXE-BOI

Na década de 70, havia no município de Peixe-boi um grupo chamado “Os Originais de Peixe-boi". A história do conjunto parte da chegada de Orlando Lobato, conhecido como Mestre Orlando do Carimbó, em 1969, na região. Em 23 de setembro de 1977, o grupo formado pelo Mestre Orlando, o saxofonista Cardoso, o banjista Rui Cavalcante, Miguel Lima no ganzá e Leonardo, Raimundo e Nelson nos tambores, entrou no estúdio para a gravação do álbum “Os Originais de Peixe-boi – O Badalado Conjunto de Carimbó”.  

O LP nasce no período em que as gravações dos discos de carimbó estavam em alta.

 Participações especiais: 

No dia 07, no Espaço Cultural Green House, contaremos com a participação dos grupos Carimbó de Rua e Mangueio. Já no dia 09, é a vez das meninas do projeto Cantigas de Encantaria mostrarem seu carimbó.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS