plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
EM DEZEMBRO

Mangueirinho receberá Feira do Livro 2021

Evento deste ano terá estandes bancados pela Secult e edital para garantir diversidade na oferta de títulos

Imagem ilustrativa da notícia Mangueirinho receberá Feira do Livro 2021 camera Feira será diferente, com exigências de vacinação e máscara, e formato reduzido | Pará 2000/Arquivo

Livreiros, sebos, distribuidoras de livros, editoras e outras empreendedores do ramo de livros podem se inscrever para o credenciamento de expositores da 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorrerá no período de 1º a 5 de dezembro deste ano, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet e seguem até a próxima segunda-feira, 25, pela plataforma do Mapa Cultural do Pará, na aba “oportunidades”.

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, explicou a mudança de lugar do evento este ano, e com ele o novo formato de distribuição dos estandes. “Este ano nossa Feira terá que se adaptar à retomada gradual das atividades e o espaço mais adequado ao modelo do evento foi o Mangueirinho, já que o Hangar está passando pela revitalização, após o fechamento do Hospital de Campanha. Neste formato menor, foi preciso reduzir o número de estandes, que não serão cobrados este ano. Em contrapartida, os expositores doarão um percentual de suas vendas em livros para bibliotecas públicas e de base comunitária”, explica.

Ursula diz que este ano os espaços de comercialização serão divididos por perfil de obra literária, “para garantir a diversidade de oferta ao público”. Mas, para se habilitar, os interessados terão que atender às regras. “Abrimos um edital que vai avaliar acervo, preço e experiência dos expositores em feiras como a nossa”, destaca.

De acordo com o edital, serão disponibilizados, gratuitamente, 20 estandes a serem montados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no espaço destinado à visitação do público. Desse total, quatro estandes serão destinados a livrarias e editoras com acervo de livros acadêmicos. Outros quatro, para livrarias e editoras com acervo de livros religiosos, espiritualistas ou holísticos. Mais quatro para livrarias e editoras com acervo de livros de literatura poesia, conto, romance e similares. E cinco estandes serão reservados para livrarias com acervo de livros infantis e infantojuvenis. Por último, três para sebos.

A lista final dos habilitados será divulgada no dia 10 de novembro. A seleção dos expositores e a localização dos estandes na Feira serão determinados por sorteio a ser realizado no dia 11 de novembro, no Teatro Gasômetro. O evento também terá transmissão virtual por sala do Zoom, em link a ser disponibilizado no site da Secult na véspera do sorteio.

De acordo com o regulamento do edital, podem participar deste certame somente pessoas jurídicas, com sede no estado do Pará, com, no mínimo, dois anos de funcionamento regular comprovado, e que atendam às condições deste edital e seus anexos, apresentando os documentos nele exigidos.

Segundo a titular da Secult, durante a feira será observada a lotação do Mangueirinho para que o evento ocorra de maneira segura em relação à prevenção da covid, e também será exigido dos visitantes comprovante de pelo menos uma dose da vacina contra a doença e uso de máscara. “Teremos uma Feira voltada para três pilares: inclusão, tecnologia e juventude. Será um evento bonito, com experiências novas de acessibilidade e inovação. Sabemos que nossa gente está ávida por este reencontro com o livro, com os autores, com as expressões culturais ligadas ao fazer literário e à oralidade, tão presente em nossa identidade amazônica. Nosso desafio é fazer um evento saboroso, dinâmico, porém atento e comprometido com os cuidados sanitários que são uma obrigação de nosso governo”, destacou Ursula.

24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

- Credenciamento para expositores

Quando: Até dia 25/10/2021 (segunda-feira)

Onde: no site

Quanto: gratuito

- Sorteio

Quando: 11/11/2021

Onde: Teatro Gasômetro, às 10h, com tolerância de 15 minutos para início do sorteio. Transmissão virtual pelo Zoom, em link a ser disponibilizado no site da Secult, na véspera do sorteio.

Mais informações:

(91) 4009-8467, com atendimento de 9h às 17h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias