A Fundação Cultural do Pará segue cumprindo sua missão institucional de fomentar, preservar e difundir os bens culturais, assegurando o acesso às formas de linguagem de arte e ofício e o desenvolvimento das artes em geral, a partir de atividades nas áreas de ensino, extensão, experimentação e pesquisa, de forma a promover o homem como agente de sua própria cultura.
Através do núcleo Oficinas Curro Velho e em parceria com companhias de dança do estado, a Fundação Cultural do Pará vai promover a I Mostra de Dança Inclusiva Virtual. O evento será exibido no Youtube da FCP, no dia 27 de novembro.
O evento virtual contará com a apresentação dos vídeos de cada companhia. Rose Monteiro, Diretora da Multicorpo Cia de Dança, explica que cada uma delas produziu seu vídeo e a apresentação voltada para o espetáculo.
“Foi um roteiro construído em cima da poética da dança, utilizando o processo de criadores, que aqui chamo de dançantes-criadores. É um trabalho inédito, pensado exclusivamente para esta mostra”, conta ela.
Siga Canto apresenta especial Lady Gaga neste sábado (27)
Enfrentamento da violência contra a mulher é tema de debate
Ao todo, participam da programação seis companhias de dança, tanto da Região Metropolitana de Belém quanto de outras cidades, como Castanhal e Tucuruí.
A mostra contará anda, com a apresentação de dançarinos em cadeiras de rodas, com deficiência visual, com Síndrome de Down, TEA e também sem deficiência aparente. A intenção, segundo a organização, é mostrar que todas as pessoas são capazes de dançar e de desenvolver habilidades artísticas diferenciadas.
“A expectativa que eu tenho para esse evento é a melhor possível, porque ele dá a oportunidade da pessoa com deficiência mostrar que é capaz de dançar, de se movimentar, de conhecer seu corpo, de fazer algo pela sociedade. Além disso, a gente vai fazer com que outras pessoas que tenham algum tipo de deficiência se interessem pelo movimento”, pontua Cícero Vieira da Silva, da Companhia MultiCorpo Cia de dança.
A Mostra de Dança Inclusiva surgiu a partir de uma reunião da coordenação de artes cênicas do Curro Velho, onde se percebeu a necessidade de um evento voltado para pessoas com deficiência, com o objetivo de incentivar a inclusão social. A previsão é que, nos próximos anos, o festival seja realizado presencialmente - e ampliado, com programações como oficinas, palestras e apresentações.
Serviço:
Mostra de Dança Inclusiva
Data: 27/11/21
O evento será publicado no canal do youtube da FCP
Oficinas na região do Baixo Amazonas
A Fundação Cultural do Pará, em parceria com as Associações e Consórcios de Municípios, Fórum Estadual de Cultura e Fóruns Regionais de Cultura, também vai realizar o workshop “Adesão, Implementação e Fortalecimento de Sistemas Municipais de Cultura” para gestores e conselheiros culturais e técnicos pelos municípios paraenses. A primeira etapa ocorrerá na região do Baixo Amazonas, nas cidades de Juruti e Santarém, a partir deste sábado (27).
O workshop como objetivo orientar os gestores culturais e técnicos com as ferramentas necessárias para que os Sistemas Municipais de Cultura sejam criados e implementados nos 144 municípios do Pará – e, com isso, proporcionar a formulação e efetivação de políticas públicas culturais, pactuadas com a sociedade civil para promover o desenvolvimento humano, social e econômico.
A capacitação é um incentivo para que os gestores possam dar continuidade ao processo de elaboração dos planos municipais de cultura, além de fortalecer os conselhos culturais.
O Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção de políticas democráticas e permanentes na área da cultura, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade. A adesão e implementação seguem as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. O calendário para as demais regiões de integração será definido posteriormente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar