plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PRESTIGIE!

Grupo Cuíra apresenta espetáculo "Joana" ao longo de maio

A história real da ascensão e declínio de uma mulher em Tucuruí é encenada por Zê Charone.

Imagem ilustrativa da notícia Grupo Cuíra apresenta espetáculo "Joana" ao longo de maio camera Giselle Moreira

Uma mulher correndo mundo chega ao interior do Pará que, de repente, é invadida por milhares de pessoas para a construção de uma usina hidrelétrica. Esta é a história de Joana, contada pelo Grupo Cuíra em espetáculo homônimo durante todo o mês de maio, de quinta a domingo, na Casa Cuíra, com ingressos à venda pela plataforma Sympla.

A construção da hidrelétrica de Tucuruí e as profundas transformações da cidade neste período são o cenário da história de Joana, vinda do interior de Goiás para se prostituir na cidade promissora. Ali ela se torna uma rainha, dona do bem e do mal, a mais famosa prostituta do lugar, porém após a construção nada será como antes, todos vão embora e abandonam uma Joana sobrevivente para contar a sua história e dos anos de glória daquele lugar.

Joana existe, é uma história real, transformada em dramaturgia pelas mãos de Edyr Proença a partir do depoimento da mulher enviado a ele por um amigo. "É a apresentação de um ser humano despreparado para quase tudo, que se vê em uma situação de grande luxo e sucesso e depois despenca. É um texto que tem um humor ácido, momentos tristes e momentos alegres", conta o dramaturgo.

A atriz Zê Charone dá vida à personagem no monólogo e pontua as características que imprimem a sua atuação. "Esta é a história de uma mulher que tem uma vida que não é legal, uma vida pobre e sacrificada, mas que possui uma alegria de viver, é uma delícia de contar", conta a atriz.

O impacto de trazer uma história verídica, de alguém que está vivo, traz também a responsabilidade de se retratar o outro com humanidade, assumida com maestria pela experiência de Olinda Charone na direção. “Num primeiro momento foi muito impactante para mim me deparar com a história e observar esta personagem enquanto mulher, trabalhadora, sofrida, mas que carrega uma certa leveza e dirigir mais uma vez a Zê (Charone) me trouxe a oportunidade de pesquisar e colocar muito da vida e experiência da atriz em cena também, o que foi muito significativo e prazeroso”.

A história de Joana repete o que tantas vezes acontece às pessoas que, de repente, têm diante de si oportunidade de brilhar intensamente sem qualquer preparação para isso, e depois de tudo, voltam a não ter nada, mas agora tendo às costas todo o sofrimento do depois, as lembranças, arrependimentos e sonhos. Tudo isto tendo Tucuruí como pano de fundo.

SERVIÇO

Espetáculo Joana, do Grupo Cuíra

Dias 5, 6, 7, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio

Sempre às 20 horas

Casa Cuíra (Rua Dr. Malcher, 257 – Cidade Velha)

Ingressos. R$ 30 – Disponíveis no local e pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/joana-nova-temporada/1551849

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias