plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SEMANA PADRE BRUNO SECHI

Programação com arte e cultura para educar em Belém

Semana Padre Bruno Sechi lembra legado do ativista com intensa programação no Bengui

Imagem ilustrativa da notícia Programação com arte
e cultura para educar em Belém camera O artista visual And Santtos é um dos convidados da Semana, onde fala sobre arte de rua, muralismo e cidadania | Divulgação

Contação de história, grupos de leitura, “Encontro das Bibliotecas” e roda de conversa sobre arte muralista e cidadania estão na agenda cultural da Semana Padre Bruno Sechi 2022, promovida pelo Movimento República de Emaús, e que segue até o próximo dia 29. A programação tem como objetivo lembrar o legado de luta humanitária de Padre Bruno, atendendo a grupos vulneráveis e promovendo a solidariedade por meio de atrações educativas e culturais.

Padre Bruno Sechi se despediu com a certeza de que República de Emaús continua por "força própria"

Hoje (24), aconteceu a abertura da exposição “Memorial do Emaús”, na sede da entidade, no bairro do Bengui. A mostra vai contar um pouco da história do sacerdote na luta pelos direitos humanos.

Amanhã (25), às 8h30, tem yogaterapia para a comunidade, no anfiteatro do Emaús. Em seguida, às 9h30, tem contação de história “Amazônia na Mala”, com o artista Kadu Santoro, no auditório Graça Trapasso, também na República de Emaús. A contação acontecerá também às 11h e 14h.

“O Padre Bruno sempre teve uma relação próxima não só com a questão dos direitos humanos, mas sensibilizando as pessoas atendidas por meio de atividades artísticas e arte-educação. O teatro e a música são o pano de fundo para discutir a questão da violência, direitos humanos, essa relação de empoderamento dos seus direitos. A gente sempre usa a arte como ferramenta”, explica Cleice Maciel, coordenadora executiva do Movimento de Emaús.

“Quando a gente pensou na programação da Semana Padre Bruno, a gente pensou que arte é um instrumento para sensibilizar as pessoas, que além de prestigiar a programação, elas levassem consigo uma mensagem de direitos e cidadania, além do próprio acesso, porque a arte é um direito fundamental”, completa Cleice.

Na quinta-feira (26), às 9h, a programação continua com representantes das bibliotecas Bombom Ler e Dom Bosco, e os grupos de leitura Florestan e Jovens Leitores, no anfiteatro, no “Encontro das Bibliotecas”.

Às 15h, no auditório Graça Trapasso, acontece a roda de conversa sobre “Arte Muralista e Cidadania”, com o artista visual And Santtos, autodidata, natural da cidade de São Caetano de Odivelas, Região do Salgado paraense.

“Fui convidado pelo Emaús para falar um pouco sobre arte, principalmente arte de rua. Como sou um artista que sempre estou na rua produzindo, fascinado por um muro branco, e pela necessidade da própria periferia, a gente propôs para o movimento simplificar a arte para a comunidade”, diz And Santtos, que criou seu próprio conceito e estilo, batizado por ele de “Odivelismo”. O artista realiza seus trabalhos de pesquisa tendo por base o regionalismo, a valorização da cultura do caboclo paraense no meio natural em que ele vive, tudo aliado a seus valores e costumes.

“A gente leva esse bate-papo de galerias a céu aberto, para passar alguma informação de política social, ambiental, principalmente no muro do Emaús, que trata desses direitos humanos, da criança e do direito de ir e vir. A arte é isso, ela fica mais leve para a gente se comunicar, para a gente estar retratando esses assuntos. A gente sabe que muitas vezes fica difícil de explicar os direitos humanos e a gente vê a arte como refúgio para passar a esses jovens esse assunto”, pontua And.

Sexta-feira (27), às 9h30, tem o espetáculo “Fio de Pão”, do grupo de teatro com bonecos In Bust , no auditório Graça Trapasso. Já às 11h, há a apresentação da banda Anos Dourados, além de uma programação musical a partir das 15h, com a banda Matinê ao Por do Sol, Encanto Tambor e grupo Tamburu.

Participe

Semana Padre Bruno Sechi 2022

Quando: Até 29 de maio, de 8h às 17h

Onde: República do Emaús (Av. Padre Bruno Sechi, 17 - Bengui)

Quanto: gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias