plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ENTRADA GRATUITA

Teatro de Sombras conta a lenda da Iara em Belém; participe!

“Iara, encanto das águas”, da companhia brasiliense Lumiato, realiza apresentações na capital com acessibilidade às pessoas com deficiência.

Imagem ilustrativa da notícia Teatro de Sombras conta a lenda da Iara em Belém; participe! camera Diego Bresani

Iara, Uiara ou Mãe D'água. Qualquer que seja o nome, é impossível que qualquer amazônida não tenha ouvido falar dessa lenda que permeia o imaginário popular sobre os nossos rios. Contando esta história, a companhia brasiliense Lumiato apresenta o espetáculo de sombras "Iara, encanto das águas", em apresentações nos dias 10 e 11 de junho para o público em geral, no Teatro do Sesi, sempre às 19 horas, com entrada franca. O projeto ainda contempla duas apresentações voltadas somente para alunos de escolas públicas selecionadas nos dias 9 e 10.

A dramaturgia conta a história de um indígena que sonha com uma mulher sobrenatural e, ao acordar, procura o pajé para entender melhor sobre o encantamento que este sonho lhe causou e descobrindo que sonhou com a Iara, e a partir disto, mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

O espetáculo é voltado ao público infanto-juvenil, baseando-se na tradição oral dos povos originários do Brasil, e utiliza a técnica do teatro de sombras, com poucas palavras, mesclando este gênero tão antigo com uma linguagem contemporânea nas atuações dos atores Thiago Bresani e a argentina Soledad Garcia, com direção de Alexandre Fávero.

"O teatro de sombras engloba vários aspectos, como elementos de artes visuais e trilha sonora, que é uma parte muito significativa da peça. Ela ajuda a narrar, e eu faço questão de trabalhar a temática da Iara por meio do teatro de sombras porque é uma maneira de nos voltarmos para o repertório das lendas brasileiras”, pontua Bresani, que também é produtor do espetáculo.

A acessibilidade para pessoas com deficiência é um ponto importante para a companhia, que conta com intérprete de libras nas apresentações dos dias 10 e 11, além de audiodescrição e visita tátil no espetáculo de sábado (11). O Teatro do Sesi é acessível para pessoas com deficiência física, dispondo de rampas, elevadores e assentos adequados.

OFICINA

A companhia também ministra, durante a sua passagem pela capital, a oficina "A sombra: princípios básicos para seu uso na cena teatral", que tem por objetivo desenvolver a compreensão das possibilidades da geração de cenas a partir dos códigos e ferramentas do teatro de sombras contemporâneo, difundindo uma linguagem que oferece diversas possibilidades para a comunicação, trabalhando com os componentes básicos essenciais de uma produção audiovisual: luz e sombra. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas nas redes sociais da companhia.

Teatro de Sombras conta a lenda da Iara em Belém; participe!
📷 |Diego Bresani

A oficina é voltada para o público adulto e tem carga-horária de 8 horas, divididas em dois dias, 9 e 10 de junho, e será ministrada também no teatro do Sesi, contando com intérprete de libras. Finalizando o projeto, a companhia realiza um intercâmbio cultural com a tradicional companhia InBust de teatro de bonecos, conhecendo o Casarão do Boneco, localizado no bairro de Batista Campos.

SERVIÇO

Espetáculo "Iara, encanto das águas"

Dias 10 e 11 de junho, sempre às 19 horas

Teatro do Sesi (Avenida Almirante Barroso, 2540 - Marco)

Entrada gratuita.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias