plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SUCESSO PELO PARÁ

Sampleados fará audições em Abaetetuba; participe!

O Sampleados é um projeto de grande visibilidade da Platô Produções fundada há 10 anos. Agora, serão realizadas as audições em Abaetetuba. Saiba mais!

Imagem ilustrativa da notícia Sampleados fará audições em Abaetetuba; participe! camera Divulgação

O Projeto Sampleados pelos Interiores está dando início a sua terceira temporada e desta vez chega com parte da equipe de Direção e Produção em Abaetetuba, cidade do Miriti, no Baixo-Tocantins paraense. No próximo sábado, dia 13 de Agosto, serão realizadas as audições, uma espécie de caravana de descobertas de talentos na cidade, para selecionar produtores de cultura locais, artistas da música, compositores, intérpretes, grupos de dança, figurinistas, cenógrafos e maquiadores. As audições acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU, na praça São Sebastião, das 10:00 às 16:00 horas. E é aberta para todos os fazedores de cultura de Abaetetuba e da região.

A equipe do Sampleados já esteve na cidade entre os dias 22 e 24 de julho realizando visitas técnicas nos pontos turísticos, fazendo entrevistas e conversas com quem faz a cultura acontecer no município, fez mapeamento e levantamento de lendas e histórias, realizou pesquisas, manteve diálogo com a Secretaria de Turismo local, gerou um bate papo com as associações e os artesãos de Miriti, fez visita a fábrica e experimentação do guaraná local, conheceu bares, restaurantes, orlas, rios, igarapés e pontos de cultura, e também contactou o engenho de cachaça.

O Sampleados especial de Abaetetuba, o “TecnoLove”, é uma webnovela musical dividida em três capítulos, que narram histórias totalmente independentes reforçando a transmidiaticidade da produção de conteúdo contemporânea nesses tempos de mídias sociais e diversas plataformas. As micro narrativas vão acontecer entre os pontos turísticos e locais de grandes lendas da cidade de Abaeté, adotando uma temática de identidade regional, com uma linguagem simples e didática.

Músicas como A menina de Abaeté, de Lial Bentes, e Caboclo de Várzea, de Marcel Lobato, artistas da terra do renomado Mestre Solano, já estão selecionadas para este Sampleados pelos Interiores. Ao todo, serão produzidos 4 webnovelas neste ano de 2022, com patrocínio da Equatorial Pará, empresa que mais investe na cultura do Estado, que incentiva diversos projetos e a economia criativa com grandes habilidades sociais como é o caso do Sampleados que realiza contratação de fazedores de arte locais, estimulando o desenvolvimento nas regiões onde passa. Este é um projeto que temos muito orgulho de caminharmos juntos, pois deixa um legado inegável nos municípios e comunidades pelos quais passa. É muito além de levar entretenimento e músicas incríveis, o projeto movimenta a economia local, gera renda à comunidade e deixa a semente para que as pessoas daquele município cultivem e promovam a cultura do Estado”, destaca a analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, Michelle Miranda.

Este filme de Abaetetuba será disponibilizado na internet, no canal da Platô no YouTube, ainda durante o segundo semestre. O Sampleados é uma webserie musical que foi lançada em 2015 que reúne trechos de músicas paraenses em mashups para criar uma nova narrativa. Os grandes sucessos passaram a ser recontados visualmente em videoclipes musicais, reunindo antigos e novos artistas nos webvideos. Uma iniciativa independente, inicialmente realizada por uma equipe de estudantes de graduação de Comunicação Social da Faculdade Estácio do Pará como experimento acadêmico.

Depois de 7 anos do Projeto Sampleados, o diretor da Platô, Leo Platô, cria o Projeto Sampleados Pelos Interiores com a necessidade de visibilizar a cultura dos municípios do Pará servindo como uma vitrine para as cidades visitadas, para os artistas, compositores, músicas, além de chamar atenção para o turismo local, para manutenção da tradição viva e para a cultura paraense através da internet.

O Sampleados já possui 18 episódios no ar e um especial de 11 minutos que são acessados diariamente por pessoas do mundo inteiro. E o ¨Sampleados Pelos Interiores¨ é uma Coletânea que conta com 04 Filmes Musicais Temáticos que tem seus produtos culturais derivados, eventos de troca de experiências online/presencial e cursos práticos de áudio e vídeo para estudantes. A comunicação do projeto é diferenciada e inovadora, utiliza da grande produção de conteúdo para promover os filmes nas mídias sociais e a parceria com instituições de ensino como objeto de estudo.

Os webvídeos são um abraço para quem está longe, uma referência para quem quer conhecer a cultura do Pará. Um reconhecimento para os fazedores de arte, uma representação do cotidiano de quem vive no Norte. Novos filmes e músicas de qualidade para consumo em uma nova forma de fazer conteúdo cultural.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias