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Normando veste famosos e faz parceria com a Arezzo

Marca dos paraenses Marco Normando e Emídio Contente se destaca e firma novas parcerias

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Imagem ilustrativa da notícia Normando veste famosos e faz parceria com a Arezzo camera Jade Picon com o look total Normando com que estampa a capa da revista “Glamour” | Reprodução

Olhar para o futuro, prestigiar os clássicos e se inspirar nas próprias raízes são elementos que resumem o trabalho de Marco Normando. O estilista paraense, através da marca que leva seu sobrenome, está entusiasmado com os projetos recentes, que incluem parceria com a Arezzo e assinatura de looks para famosos como a influenciadora Jade Picon.

Lançadora de tendências, a Arezzo celebra cinco décadas de fundação com uma releitura da clássica sandália meia pata. Missão que foi abraçada pela marca Normando, que mergulhou em uma série de referências de materiais e conceitos para a nova versão do modelo que nunca saiu de moda.

Ao lado de Emídio Contente, sócio e parceiro criativo na Normando, o estilista desenvolveu em curto espaço de tempo quatro modelos de sapatos em cores diferentes, além de três bolsas. Apesar da correria, e das noites de dedicação, ele não deixou escapar a chance de incluir suas raízes nesta releitura. “É inerente pensar em Belém e na hora que me passaram a meia pata como um modelo que teríamos de revisitar, pensei que queria algo novo e nada comum, mas que ainda dialogasse com a essência da Normando”, explica.

O processo criativo incluiu momentos de revisitar tudo o que já havia criado até o então para, a partir daí, buscar novas referências. O insight para o novo calçado veio de elementos típicos dos nossos rios: as boias dos famosos pô-pô-pôs e outras embarcações amazônicas.

A conexão, segundo ele, veio ao contemplar trabalhos de grandes nomes da fotografia no Pará, como Luiz Braga e Elza Lima. Observando a repetição das boias, ele diz que ficou “um pouco obcecado por esse elemento, comecei a pensar que ele poderia ser uma tira, ou até o salto e comecei a desenhar até chegar na plataforma da meia pata”, relembra.

O trabalho também foi enriquecido com a leitura de jornais internacionais. Nessas publicações, ele identificou a chamada “pool core”, “tendência entre as mil que vivemos, que mostra essas imagens renderizadas 3D de piscinas e boias flutuantes que serviriam para trazer ao espectador a sensação de calmaria (no meio do caos que vivemos)”.

Boias e paz: um objeto e um estado. A partir dessa junção de ideias, ele diz que ficou ao mesmo tempo fascinado e preocupado. “Como a sociedade precisa desses subterfúgios para conseguir paz: buscar paisagens renderizadas, sons de natureza artificiais, enquanto que, para a nossa própria natureza não se dá a devida importância”, reflete.

E segue: “pensando nessa imagem da boia, nessa fragilidade que falo de paz e como se a mesma fosse algo inflado prestes a ser estourado, desenvolvemos essa plataforma, em que a visão de cima do espectador parece que vaza aos lados (como se pisasse com pressão em cima de um balão). Pensamos e desenvolvemos um produto comercial, mas mesmo assim desejável e conceitual. Para mim, os três pilares do sucesso de um bom produto e que me orgulho por ter pensado e desenvolvido”, destaca.

O estilista Marco Normando
📷 O estilista Marco Normando |Divulgação

MATAPI

As inspirações amazônicas também estão presentes no conceito da bolsa criada na collab com a Arezzo. Tudo partiu de um modelo em papel de um matapi, cestaria típica usada na captura do camarão. “Começamos a pensar como seria incrível transformar ela em uma bolsa. Junto com a equipe da Arezzo, desenvolvemos ela toda na selaria premium (para projetos especiais) para conseguir aproximar da artesania das cestarias. E o resultado é essa bucket bag inteira de couro”, descreve.

Nasceram assim três versões: preto total, verde e marrom e caramelo e dourado - que faz conjunto com o sapato. Normando destaca que a proposta da bolsa é poder e dever ser usada por todos os gêneros. Destaca inclusive que a opção preta virou sua “queridinha”.

“Fora isso, tem nossa assinatura em todas as bolsas, nosso símbolo de marca o “N” tanto em banho dourado quanto em metal oxidado preto, o nosso símbolo, que como tudo que eu e Emídio desenvolvemos e que fazemos, foi pensado por meses e que representa os grafismos indígenas, as curvas dos rios amazônicos e as formas modernistas, existentes em projetos como de Oscar Niemeyer e obras da Tarsila do Amaral como o Abaporu”, ressalta.

A releitura da meia pata feita para a Arezzo
📷 A releitura da meia pata feita para a Arezzo |Reprodução

LOOK PICON

A parceria com a Arezzo permitiu ainda ganhar destaque ao vestir Jade Picon, que atraiu olhares na campanha comemorativa da marca. A influenciadora, que fará sua estreia como atriz na novela “Travessia”, foi uma das convidadas para vestir as releituras de clássicos da marca, feitas por time de designers nacionais.

“Sou muito grato por essas novas parcerias e fico muito feliz. Acredito que estamos evoluindo a cada dia e, com essas rápidas mudanças que passamos no mundo, precisamos mudar junto, obviamente sem perder nossa essência, mas dialogar com o novo e o contemporâneo”, avalia o estilista.

Ele acredita que Jade faz parte desse novo, “de nos comunicarmos com um público mais jovem também. Já vestimos pessoas incríveis e que influenciam o meio e acredito que a cada parceria seja um momento único e especial, uma troca muito inspiradora”, comemora.

As criações foram parar na capa da edição impressa da revista “Glamour” deste mês, estampada por Jade. A revista atualmente tem apenas duas edições muito especiais ao ano. Normando explica que isso segue uma tendência global das revistas, que ganham formatos mais especiais e colecionáveis. Extasiados pela escolha, os sócios fizeram ainda uma conexão inusitada com Jade. É que a próxima novela das nove da Globo, “Travessia”, tem o mesmo nome da primeira coleção da Normando, lançada em 2020. “A Jade também está dentro da campanha publicitária da Arezzo e já a vestimos anteriormente, assim como seu irmão Léo. Ela, assim como sua equipe, são maravilhosos”, elogia Normando, cuja marca também já ganhou páginas de revistas como “L’Officiel”, “Harper’s Baazar” e “Vogue”.

QUEER EYE

Outra personalidade que se rendeu ao talento expresso na Normando é o apresentador Luca Scarpelli, do e “Queer Eye Brasil”. O paraense conta que o convite partiu da stylist Andréia Tuyama, que assina o figurino do reality da Netflix, e da produtora Gabriela Martins.

O desafio foi vestir alguns dos novos “fabulosos”. “Eles abraçam as pessoas e não pensaram em mudá-las, mas sim despertá-las para o seu verdadeiro eu, sempre as respeitando. E achei isso maravilhoso. Dialoga muito com o que a Normando acredita. E o Luca transparece na série ser um amor, sensível e inteligente. Acredito que foi um casamento perfeito. Além do Luca, também vestimos o arquiteto Guto Requena (que também admiramos pelo seu trabalho) em alguns episódios de ‘Queer Eye’”, conta.

O apresentador Luca Scarpelli, do “Queer Eye Brasil”, com camisa Normando
📷 O apresentador Luca Scarpelli, do “Queer Eye Brasil”, com camisa Normando |Reprodução

RAÍZES

Em boa fase, Marco Normando faz um balanço positivo da carreira. Ele conta que o desejo de trabalhar sempre o acompanhou. “Esse amor por imagens me fez querer me aprofundar e isso evoluiu para um amor por construção. Sou fascinado por modelagem, acabamentos e passo boas horas do meu tempo livre pesquisando, lendo e sempre me aperfeiçoando. Emídio Contente, meu marido, que é artista visual e publicitário e entrou de cabeça junto comigo nessa criação da marca, juntos pensamos e trocamos muitas vivências e inspirações”, pontua.

“Olho com muito carinho para o passado, ele me fez estar aqui e ter todas essas referências que coloco em tudo que crio. Acredito que sem olharmos para o passado não temos como entender o presente, mas não posso mentir que sigo muito entusiasmado com o futuro e tudo que tem por vir”, analisa.

FUTURO

Entre os novos projetos está o lançamento de drops da nova coleção. Será no dia 1º de outubro, na multimarca Cartel 011, em São Paulo, a convite de Cristian Resende, sócio fundador.

“Vendemos no Cartel 011 desde final do ano passado, mas esse vai ser nosso primeiro grande evento dentro do projeto. Fora esse lançamento, estamos desde o começo do ano com um projeto maravilhoso que ainda vai sair esse ano (perto de novembro), assim como outros que só vão sair ano que vem. Estamos em desenvolvimento da próxima coleção e extasiados com todos os resultados de meses anteriores como o resultado dos sapatos e bolsas que a Normando criou para a Arezzo”, adianta.

*Com reportagem de Wal Sarges

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