Marapanim é um dos maios famosos municípios do nordeste paraense, procurada como destino turístico por causa de seus inúmeros atrativos, e entre eles, um em especial pulsa forte no coração do paran a maior festa de Carimbó do Brasil.
O Festival do Carimbó de Marapanim, evento que envolve cultura, natureza, culinária, dezenas de praias de rio e mar, além de muita alegria, é com certeza uma autêntica festa do interior amazônico. De volta com os festejos, após dois anos sem as devidas comemorações por conta da pandemia de covid-19, neste ano retorna com mais de trinta grupos locais, com parcerias de peso.
A 11ª edição do festival iniciará nesta sexta-feira (2), vai até o próximo domingo (4) e contará com várias atrações musicais, tendo a cantora e compositora Lia Sophia como a atração principal, no encerramento. “Gente, é quase um sonho participar desse festival tão importante, uma referência quando se pensa em carimbó”, se derrama a cantora e compositora. “Será um prazer e uma honra cantar no palco sagrado que é a própria cidade de Marapanim”.
Neste ano o festival traz uma inovação importante: as mulheres serão homenageadas (a partir do conceito “A voz da mulher no curimbó”) nas personalidades de três representantes do Carimbó.
Para o prefeito Anderson Dias, o retorno do festival é muito gratificante. "Estamos com uma expectativa muito boa. É um sentimento de alegria, ao resgatarmos a nossa cultura. Há 2 anos parado, estaremos retornando de forma triunfal e, claro, com apoio total da prefeitura de Marapanim. A expectativa é de aproximadamente 10 mil pessoas nesta edição", contou.
ORIGEM
Em 2003, os amigos Márcio Macedo e Ranilson Trindade idealizaram o Festival do Carimbó de Marapanim como se planejassem um sonho: realizar uma festança cultural na cidade de Mestre Lucindo, grande referência do Carimbó, e sempre com atrações locais (grupos, dançarinos, compositores), uma atração nacional (este ano, Lia Sophia, que estourou no Brasil justamente cantando Carimbó) privilegiando também as peculiaridades da cidade (mar, rios, praias, culinária).
O festival se consagrou no calendário turístico do Pará já em 2004, na primeira edição, que teve como grande atração Nilson Chaves e o percussionista Mapyu. As atrações nos anos seguintes davam conta da importância do evento: Nazaré Pereira, Arraial do Pavulagem, Lucinnha Bastos, Alcyr Guimarães, entre outros. E também os artistas e grupos locais, que ganhavam um palco de grande visibilidade para essa arte que, em Marapanim, é atração diária nos quatro cantos da cidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar