O povo de Bragança, no Nordeste paraense, vive dias intensos de festa, cultura e devoção com a Festividade de São Benedito. Nesta segunda-feira (26), ocorrerá um dos pontos máximos da programação: a Marujada, que esse ano volta ao formato tradicional com danças e procissões.

Além disso, outro símbolo dessa festa também estará de volta: o Teatro Museu da Marujada de São Benedito, um dos principais palcos da festividade do co-padroeiro do município de Bragança. O espaço, que passou por reforma, será reaberto e entregue pelo governador Helder Barbalho (MDB), no final da manhã.

Conforme a tradição, a Marujada é realizada sempre em 26 de dezembro
📷 Conforme a tradição, a Marujada é realizada sempre em 26 de dezembro |Marco Santos/Agência Pará (arquivos)

O valor da obra foi de R$ 778.320,85, fruto de um convênio entre governo e prefeitura do município. Foi reconstruído o piso, pintura, climatização do ambiente, elétrica, nova cobertura, construção de banheiros e ainda a recuperação da fachada.

Bloco Império Romano arrasta multidão pelas ruas de Belém

A Marujada de São Benedito é um Patrimônio Cultural e Artístico do Pará e um dos maiores orgulhos do povo bragantino. Em 1997, o local onde funcionava o Cinema Olímpia foi adquirido para se construir o Teatro e Museu da Marujada.

A festividade é a maior manifestação cultural e religiosa do município e a festa acontece em três lugares da cidade: a Igreja de São Benedito, o Salão e o Museu da Marujada.

Conforme a tradição, a Marujada é realizada sempre em 26 de dezembro Foto: Marco Santos/Agência Pará (arquivos)

MAIS ACESSADAS