plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Pará é líder no TikTok na região Norte o 11º no país; veja!

A pesquisa, realizada pelo analista de mídias sociais Artur Araújo, mostra o perfil dos principais usuários e os interesses mais buscados na plataforma aqui no Estado, o que pode contribuir para estudos e para o mercado. Confira!

Imagem ilustrativa da notícia Pará é líder no TikTok na região Norte o 11º no país; veja! camera A pesquisa, realizada através do TikTok Ads, mostrou o alcance da rede no Estado. | Reprodução

Dancinhas, vídeos virais, dicas, relatos e muito mais... Criado em 2016, nos últimos anos é que o TikTok passou a fazer parte de fato da rotina de grande parte da população, em especial dos brasileiros. No Pará, o cenário não é diferente e a pesquisa desenvolvida por um paraense mostra isso.

Segundo estudo de Artur Araújo, fundador e CEO da Yesbil Consultoria e Treinamentos em Marketing Digital, o Estado é o 11º em acessos no país todo e líder na Região Norte, motivado por ampla variedade de conteúdos criados. “Na pesquisa, o que mais me chamou a atenção foi a diversidade de interesses. Apesar do público paraense no TikTok ser em grande parte jovem (abaixo dos 35 anos) eles não são exclusivos de um perfil específico ou ‘tribo’: têm gamers, público de estética/ beleza, tem o pessoal do humor, são públicos bem variados", destaca Artur, comunicólogo graduado em Multimídia.

Para o analista, tal faixa etária pode ser compreendida pelas possibilidades de criação de conteúdo que o Tiktok permite e instiga. "O TikTok fortalece um novo jeito de produzir e consumir conteúdos, alcançando diversos jovens que não foram usuários ativos de outras mídias ‘mais antigas’. Muitos já começaram ali mesmo, a mídia não teve que fazer grandes mudanças para tentar dialogar com público jovem, ela foi crescendo e se ajustando de forma mais harmoniosa com as necessidades deles. Este ‘mundo’ próprio passou despercebido pelos mais velhos em um primeiro momento deixando ainda mais o cantinho com cara deles", explica o CEO da Yesbil.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui!

Em sua pesquisa, desenvolvida pelo TikTok Ads, Artur notou ainda o quanto a Copa do Mundo “bombou” na plataforma, o que, obviamente, já era esperado por ser o maior evento do ano no planeta e também por ser uma prática diretamente ligada ao entretenimento. “Percebemos na Copa do Mundo este interesse por parte do TikTok de aproveitar grandes eventos, principalmente de entretenimento. Seguindo esta lógica e perfil do público, podemos esperar uma grande cobertura colaborativa do carnaval em 2023", antecipa.

TIKTOK PARA ALÉM DAS DANCINHAS

Apesar de já estar consolidado e atrair cada vez mais pessoas (para se ter uma ideia, eram quase 75 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Brasil no início de 2022, segundo o Data Reportal), o TikTok requer, em geral, tempo e organização para produção de conteúdo. Isto é ampliado quando se trata da produção de vídeos que visam um alcance maior e também um retorno financeiro e institucional e/ou profissional, já que cada vez mais empresas também se inserem na plataforma.

Mortal Kombat, 30 anos: paraense analisa alcance do game

Pedido de casamento causa surpresa no Aeroporto de Belém

Para Artur Araújo, “o TikTok possibilita uma nova forma de consumo de conteúdo, nem tão efêmero como stories e snaps e nem tão complexos como o Youtuber e blogs. Esse meio termo possibilita um equilíbrio que o Instagram não conseguiu ao tentar copiar todas as tendências que surgiam. Com isso, é possível criar conteúdos curtos, completos (dentro de certa limitação) e com longa vida”, sintetiza.

Deste modo, não é difícil perceber que a plataforma é uma potência não apenas em seu uso mais individual, como também profissional e os empreendimentos devem estar atentos a ela no Pará. “Pelo percebemos, o uso do TikTok no estado do Pará já é uma realidade, principalmente para marcas que dialogam com públicos jovens, e quem entrar agora vai aproveitar e muito este espaço", finaliza Artur.

ARTUR ARAÚJO

Artur Araújo é founder & CEO da Yesbil Consultoria e Treinamentos em Marketing Digital. Graduado em Comunicação Social Multimídia e técnico em Planejamento e Realização de Eventos. Tem mais de 16 anos de experiência em marketing digital atendendo clientes de pequeno, médio e grande porte com foco nos últimos anos nas atividades de métrica, monitoramento e mídia.

Artur Araújo, autor da pesquisa, destaca a importância do TikTok para pessoas e empreendimentos.
📷 Artur Araújo, autor da pesquisa, destaca a importância do TikTok para pessoas e empreendimentos. |Thiago Favacho/Divulgação

Na Yesbil, empresa que fundou em 2010, atua no nível estratégico e na formação de parcerias para auxiliar na construção de um mercado amazônida forte por meio da realização cursos, eventos, pesquisas, conteúdos e serviços de marketing digital.

A Yesbil é uma empresa que auxilia profissionais de marketing, agências de publicidade e criadores de conteúdo a levarem mais Precisão & Tecnologia para seus projetos de Marketing Digital por meio de serviços de Business Intelligence & Analytics, Mídia & Perfomance e Desenvolvimento WEB.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias