A história da reconquista da democracia no Brasil é, relativamente, recente e muitos ainda desconhecem o período em que ocorreram as lutas pela volta do voto direto no país. Para homenagear esse período, chega a Belém a exposição "Brasil futuro: As formas da democracia" com um foco especial no Pará.
Com curadoria da antropóloga Lilia Schwarcz, do arquiteto Rogério Carvalho, do historiador Márcio Tavares e do ator Paulo Vieira, a mostra é uma homenagem ao regime democrático desenhada a partir de recortes de gênero, raça, diversidade e região. São 120 obras de diversas linguagens artísticas, com presença de trabalhos feitos por paraenses.
+ Exposição celebra obras de Emílio e Oswaldo Goeldi em Belém
+ Espaço cultural ganha exposição Gravado na Alma
“Receber esta exposição no Pará, no início da itinerância pelo país, reafirma a importância de fortalecer a Amazônia como um território criativo conectado à urgência de pensar um Brasil pleno de direitos. E, para nós, esta urgência é urgentíssima. Precisamos, cada vez mais, valorizar reflexões artísticas que mergulham no campo simbólico da democracia, das pluridiversidades e das matrizes identitárias que formam nosso tecido social e nossos corpos políticos”, afirma Ursula Vidal, secretária de Cultura do Estado do Pará.
De acordo com os curadores, essa é uma mostra que, como a democracia, se abre sempre mais ao diálogo, ao diferente, ao plural. Inaugurada em Brasília, no dia 1º de janeiro, para a posse do presidente Lula, “Brasil futuro: as formas da democracia”, estabelecerá um novo diálogo a cada capital que itinerar. “Belém, com sua história única, população diversa, cultura tão particular, marca o início desse trajeto que pretende entabular um diálogo visual brasileiro. A cada mostra, uma nova face, com artistas locais recriando democracia, regime que é, por definição, tão incompleto como inconcluso. Aberto por vocação”, reiteram Lilia Schwarcz, Rogério Carvalho, Márcio Tavares e Paulo Vieira.
A exposição chega a Belém com patrocínio do Instituto Cultural Vale e a visitação é gratuita até o mês de Junho.
SERVIÇO
Exposição Brasil Futuro: As formas da democracia
Data: 28/03 a 18/06/2023
Abertura: 28/03 às 18h
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Endereço: R. Siqueira Mendes, s/n, 66020-310 (Complexo Feliz Lusitânia)
Horário: Quarta a domingo (9h às 16h)
Bate papo promovido pela Secult:
Qual o papel da arte na construção da democracia? - Participação a antropóloga, Lilia Schwarcz, a artista visual, Edvânia Câmara Iyatunde, e a fotógrafa humanista Nayara Jinknss, e terá mediação do historiador e Aldrin Figueiredo.⠀
Data: 28/03
Horário: às 17h
Local: no salão transversal do Museu do Estado do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar