plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ARTE SACRA

Semana Santa em Vigia terá exposição na Igreja de Pedras

Resgate da cultura para moradores e visitantes de Vigia

Imagem ilustrativa da notícia Semana Santa em Vigia terá exposição na Igreja de Pedras camera Igreja de Pedras em Vigia de Nazaré - PA | ( Reprodução )

Faz quase meio século que em Vigia se viu uma exposição de arte sacra. De lá para cá, houve um verdadeiro saque ao acervo que os jesuítas deixaram na Igreja das Mãe de Deus, no século XVIII; várias peças da coleção de castiçais, salvas, turíbulos, navetas, ostensórios, crucifixos, cálices e um lampadário enorme, todo de prata batida, em estilo barroco, desapareceram do templo. Em décadas o patrimônio foi dilapidado mediante roubos, furtos e desvios.

Atualmente, a famosa Igreja da Mãe de Deus está sendo restaurada - projeto da Diocese de Castanhal, assinado pelo arquiteto Aurélio Meira, executado com recursos do Estado, que fez um convênio, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com uma entidade diocesana.

Belém recebe exposição sobre o Bicentenário da Independência

Convém registrar que somente a igreja da Mãe de Deus é tombada como patrimônio histórico-cultural nacional; a igreja de Pedras, que na verdade ostenta o que restou de um templo inacabado, não teve o tombamento aprovado no âmbito do Estado, alguns anos atrás.

A primeira exposição de arte sacra de Vigia ocorreu em 1974. A nova mostra vai exibir peças do acervo remanescente da matriz, da própria Igreja de Pedras, e sete imagens de santos venerados por várias famílias de Vigia.

Montada pela Pastoral do Turismo/Vigia, órgão de leigos da Paróquia de Vigia, a mostra tem o objetivo de estimular a cultura religiosa e de chamar atenção para a preservação do patrimônio de arte sacra vigiense que ainda resiste, notadamente os dois templo de quase três séculos, de inigualáveis arquiteturas.

A iniciativa tem objetivo religioso e de alertar a população para a defesa do patrimônio cultural; estimular o senso de preservação e valorizar a cultura herdada dos Jesuítas, que na Vigia se instalaram em meados da década de 1730 até serem expulsos em 1759.

A exposição será aberta às 17h do Domingo de Ramos (2), na Sacristia da Igreja de Pedra, e ficará disponível à visitação até o dia oito. A inauguração do evento será aberta ao público. Da programação de abertura constará uma performance do barítono vigiense Diego Costa, que executará três peças do repertório tradicional da Paixão de Cristo: “Jesus erguendo-se da Ceia (de Valdeci Farias): “Canta Igreja” (domínio público, com arranjo de Diego Costa) e “Ave Verum” (Mozart).

Eva Mozes, sobrevivente de Auschwitz e defensora da paz

As visitas ocorrerão todos os dias da Semana Santa, das 17h às 21 horas. De segunda-feira (3) a quarta-feira (5), a mostra ficará aberta das 8h30m às 12h para atender, especialmente, estudantes em grupos organizados pelas escolas locais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias