Vai iniciar uma nova fase de preparação para os Arrastões do Pavulagem de 2023. Nesta segunda-feira (22), a partir das 18h, terá início o período de Ensaios que antecedem os Arrastões, repletos de música e alegria. A programação ocorrerá de 22 de maio a 7 de junho, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Av. Boulevard Castilhos França, 738). Os Ensaios serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, aos sábados das 15h às 18h e aos domingos das 10h às 12h.
Durante os ensaios, os iniciantes, que participaram das Oficinas pela primeira vez, interagem e se misturam com os iniciados, brincantes que já participaram dos Arrastões em anos anteriores. Juntos, eles formam o Batalhão da Estrela, o grupo oficial de brincantes responsável por tocar e realizar performances durante os cortejos do Arrastão do Pavulagem. Estima-se que, neste ano, o grupo seja formado por cerca de 670 pessoas.
Com o tema "Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz", o evento é realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, com o patrocínio da Equatorial Energia e do Programa SEMEAR, co-patrocínio da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém, através da FUMBEL, e com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).
+ LEIA TAMBÉM: Balancê! Concurso de Quadrilhas Juninas abre as inscrições
"O Arrastão do Pavulagem é uma das manifestações culturais mais importantes do estado e a Equatorial Pará já é uma parceira de longa data do projeto. Acreditamos no poder transformador da arte na vida dos milhares de paraenses que são alcançados com esta iniciativa. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa grande festa tão representativa para todos nós", destaca Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.
Do aprendizado nas oficinas para a prática nos ensaios: cultura do Pará também é inclusão
A preparação para os Arrastões do Pavulagem envolve diversas experiências culturais. Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, explica a diferença entre o período das Oficinas e dos ensaios. "Durante as oficinas, os brincantes aprendem as habilidades artísticas. Já nos ensaios, eles aprimoram esse aprendizado para brilhar nas ruas", diz ele.
Ele também comenta o processo didático vivenciado pelos brincantes no Instituto: "Uma das missões do Instituto é compartilhar conhecimentos e práticas, valorizando a cultura popular e sua disseminação. A parte mais bonita é testemunhar o processo de construção e desenvolvimento dos cortejos, resultante desse comprometimento coletivo, que culmina na manifestação de rua e na interação com o público, presenteando a cidade com essa expressão que fortalece a cultura amazônica e brasileira".
Ygor Felipe, que é instrutor de Dança, diz que os Ensaios trazem momentos de troca entre os brincantes que são essenciais, enquanto as Oficinas representam um momento de construção.
"Nas Oficinas, começamos do zero. Os alunos vivem momentos de conhecimento, autoconhecimento e superação - é normal ver pessoas que se achavam incapazes evoluindo. Tem gente que começa achando que não vai conseguir dançar ou subir na Perna de Pau… e consegue. Já nos Ensaios, colocamos em prática esses aprendizados. É um momento mais dinâmico e gracioso do nosso calendário. A interação entre brincantes novos e antigos é uma troca maravilhosa, que ajuda a levar a cultura popular adiante", comenta.
Serviço:
Começo dos ensaios para o Arrastão do Pavulagem 2023
Data: 22 de maio
Horário: A partir de 18h
Local: em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Av. Boulevard Castilhos França, 738)
"Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz"
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar