Em comemoração à semana do meio ambiente, o Parque Shopping Belém destinará parte do lucro das vendas de produtos licenciados que possuem a nova identidade visual de sustentabilidade do empreendimento, para adquirir itens de necessidade da fauna e flora do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, como medicamentos e materiais hospitalares.
Segundo Maria Emília Sales, coordenadora de comunicação e extensão do Museu Goeldi, as parcerias público-privadas hoje são importantes quando se trata da sustentabilidade das instituições públicas.
“Ficamos muito felizes quando o Parque Shopping nos contatou propondo essa parceria que vem ao encontro de outras iniciativas que o museu vem executando no sentido de expandir as suas ações extramuros”, ressalta.
Os produtos são assinados pela artista Brenda Lemos, que terá um espaço no shopping de nome “Brenda Ilustra”. Ela será a autora da nova comunicação sustentável do shopping e terá seus produtos autorais a venda neste novo espaço, como camisas, bonés, produtos de papelaria, canecas e quadros. As ilustrações possuem o tema “preserve o meio ambiente, preserve a Amazônia”, com foco em animais amazônicos.
“A nova identidade foi criada com uma visão para a preservação da Amazônia, e tentar aproximar o público para a nossa realidade. O intuito era não apenas conscientizar sobre a importância da sustentabilidade, mas frisar o que temos aqui”, explica a artista.
Brenda também conta o conceito do selo oficial da campanha, que é o desenho de coração formado por uma ararajuba, ave amazônica e uma folha da andiroba, planta típica da região. “A escolha da ararajuba se deu por ser uma ave da região Norte que está em extinção e a folha de andiroba por ser um símbolo medicinal para nós, no formato do coração para conscientizar a ter mais cuidado e empatia pela nossa Amazônia”, finaliza.
Sustentabilidade
Durante todo o ano, o Parque Shopping se destaca com ações que visam reduzir impactos ambientais. Em fevereiro de 2023, com a reciclagem dos resíduos de alumínio e plástico, papel, dentre outros rejeitos produzidos, o shopping deixou de emitir mais de duas mil toneladas de gás carbônico para a atmosfera.
A superintendente do shopping, Andréa Mendonça, fala sobre as ações de sustentabilidade que o empreendimento possui para os clientes e comunidade do entorno.
“O Parque Shopping Belém assume um papel social fundamental ao priorizar a sustentabilidade e promover a correta destinação de todos os resíduos gerados em suas instalações. Reconhecemos a importância de um empreendimento de grande porte como o nosso em adotar práticas responsáveis para o benefício da comunidade e de nossos colaboradores. Por isso, oferecemos espaços especialmente designados para que as pessoas possam trazer seus resíduos, e realizamos uma separação criteriosa, garantindo que sejam encaminhados aos destinos apropriados. Essa abordagem nos permite contribuir de forma efetiva para a preservação do meio ambiente e para a promoção de um futuro mais sustentável”, conta.
Conheça os projetos de sustentabilidade que o empreendimento possui:
Aterro zero
Em 2020, o Parque estabeleceu uma parceria com uma empresa de serviços de saúde ambiental para se tornar um empreendimento livre de aterros sanitários, adotando a incineração como destino final de seus resíduos. As cinzas resultantes são encaminhadas para a indústria cimentícia. Em fevereiro de 2023, foram incineradas mais de 11 mil toneladas de resíduos, o que representa uma redução de quase cinco mil toneladas em comparação ao mês anterior.
E + Reciclagem
O programa é realizado em parceria com a concessionária de energia Equatorial Pará. Consiste na coleta dos resíduos gerados pelo Parque Shopping, cujos resultados são convertidos em descontos na fatura de energia da sede do Emaús, instituição de caridade localizada no bairro Benguí, onde o shopping está situado.
No mês de setembro de 2021, quando o projeto foi iniciado, foram arrecadados aproximadamente três mil resíduos. Já no mesmo mês de 2022, essa quantidade aumentou significativamente para quase 16 mil resíduos, demonstrando um progresso expressivo em apenas um ano.
Parque recicla
O Parque Shopping criou o Parque Recicla como uma iniciativa para envolver seus colaboradores no programa E+ Reciclagem. Inicialmente, consistia em um ranking e uma pequena reunião mensal para divulgar o desempenho dos participantes. Com o tempo, o projeto ganhou muitos adeptos, o que levou à necessidade de uma melhor estruturação.
Foi decidido oferecer uma recompensa mais tangível aos colaboradores e em parceria com Equatorial Pará, o bônus também foi estendido a eles. Agora, os resíduos trazidos para o shopping são convertidos em créditos na fatura de energia das residências dos colaboradores que contribuem.
Todo esse esforço resultou em números impressionantes. Até novembro de 2022, foram reciclados mais de 46 mil quilos de resíduos. Entre março e agosto do mesmo ano, os colaboradores economizaram mais de dois mil reais em suas faturas de energia.
Granja suína
Todos os resíduos gerados no shopping possuíam destinação adequada, exceto os rejeitos orgânicos provenientes dos restos de alimentos. Com o objetivo de encontrar uma solução para esse tipo de resíduo, uma colaboradora do shopping, responsável pelos processos de sustentabilidade, estabeleceu uma parceria com um profissional do ramo para encontrar uma empresa capaz de atender às necessidades do shopping, realizando o transporte, dando uma finalidade adequada aos resíduos orgânicos e os transformando em aditivos na ração alimentar dos animais.
Em janeiro de 2023, foram arrecadadas mais de nove mil toneladas de resíduos destinados a granja suína. No mês seguinte, esse número aumentou para mais de doze mil toneladas, representando um aumento que mostra a evolução do projeto de gerenciamento de rejeitos.
Horta orgânica
A empresa parceira Norte Ambiental ampliou suas atividades além da alimentação e nutrição dos animais, passando a oferecer adubos orgânicos por meio da compostagem de materiais que não são adequados para a alimentação dos mesmos. Uma parcela desse material está sendo doada para um projeto do governo estadual, a Usina da Paz, enquanto outra parte é utilizada para cultivar uma horta orgânica destinada aos colaboradores do Parque Shopping Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar