A Prefeitura de Belém dá início nesta quinta-feira, 15, ao “Tamo Junto e Misturado - Arraial de Belém”, um evento repleto de atividades culturais que celebram a rica tradição junina produzida pelos fazedores de cultura na capital paraense. Dividido entre concurso de quadrilhas e misses caipira e mostras culturais, o arraial ocorrerá em diferentes locais da cidade, incluindo a praça Waldemar Henrique, o Teatro do CCBEU e Biblioteca Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci. A expectativa é que 15 mil pessoas circulem somente pela praça Waldemar Henrique durante a semana, chegando até 30 mil pessoas por noite, nos finais de semana.
A programação começa hoje às 19h30, na praça Waldemar Henrique, com a primeira fase do Concurso de Quadrilhas Juninas, no Piano Palco, por onde vão passar as quadrilhas Revelação do Marco, Roceiros da Conceição, Roceiros da Barão, Fuzuê Junino, Tradição Junina, Santa Luzia e Alegria Junina, cada uma com meia hora de apresentação.
Até o dia 30 de junho, 34 grupos vão se apresentar, disputando os prêmios deste ano. Ainda na noite desta quinta, na Cuia Acústica será realizada a Mostra Cultural I, com apresentação de Dona Onete, a rainha do carimbó chamegado, além de grupos de carimbó, bois-bumbás e grupos folclóricos.
Junto com as quadrilhas, também há o concurso de misses, que traz quatro categorias: Miss Caipira, Miss Negritude, Miss Simpatia e Miss LGBTQIA+. No dia da apuração da fase eliminatória, haverá ainda apresentação da quadrilha da Melhor Idade e apresentação de bois bumbás. Depois da fase eliminatória, a premiação das quadrilhas ocorrerá na sexta-feira, 30 de junho, encerrando a programação com show do mestre Pinduca.
Além das quadrilhas e da Mostra Cultural I, com os grupos parafolclóricos, também terá início a Mostra Cultural II, que reúne apresentações de Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros, manifestações culturais únicas do Pará, em outros espaços da cidade. Nos sábados, dias 17 e 24, os espetáculos acontecem no palco do Teatro do CCBEU e na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha.
O Boi-bumbá, tradição cultural popular que ganhou destaque e se tornou um símbolo das festividades juninas, combina elementos teatrais, musicais e dançantes. A celebração envolve a encenação de uma história que gira em torno do boi, considerado o protagonista do espetáculo. A trama geralmente narra a morte e a ressurreição do boi, com personagens como o fazendeiro, a índia, o vaqueiro, o curandeiro e outros participantes que contribuem para a narrativa.
Leia também:
São João de Marituba terá cinco dias e show do Zé Vaqueiro
Quadrilhas movimentam o Centur a partir de sexta (16)
Já o Pássaro Junino e os cordões de Bicho envolvem apresentações teatrais, danças e encenações, protagonizadas por integrantes vestidos com fantasias, os grupos são compostos por dançarinos, músicos e artistas que participam dessas apresentações se organizando em cordões ou agremiações, usando fantasias coloridas e elaboradas, adornadas com penas e outros elementos que simbolizam os pássaros da região.
ARRAIAL
O Tamo Junto e Misturado - Arraial de Belém é realizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e busca valorizar e preservar a cultura popular paraense. A programação ocorrerá sempre de quinta a domingo.
“Esse ano temos muitas novidades, a praça está cuidada pela Prefeitura para receber a população e vamos realizar uma grande festa para as pessoas que gostam da cultura popular. Consideramos que este é o nosso primeiro grande arraial após a pandemia. Ano passado realizamos, mas muita gente ainda estava resguardada em casa”, diz Inês Silveira, presidente da Fumbel.
Na praça Waldemar Henrique, o arraial está montado em diferentes espaços. Na Praça dos Escoteiros, há uma área gastronômica, com comidas típicas, e de economia solidária, com produtos artesanais. Nesta quinta, dia da abertura, e também no encerramento, no dia 30, a área também terá um parquinho infantil, com brincadeiras juninas coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude e Lazer.
Na Cuia Acústica, haverá apresentação de grupos parafolclóricos, boi bumbás e grupos de toadas, além de artistas paraenses.
O público que for até lá contará com uma arquibancada para abrigar até 330 pessoas. Já na área central, a praça está completamente livre para que a população possa se deslocar de um lado ao outro.
Todas as secretarias municipais estão envolvidas no Arraial Junino 2023, sob a coordenação da Fumbel, além da colaboração da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e suporte de segurança privada, para garantir a tranquilidade da festa da cultura popular, que seguirá, todos os dias, até 1h da manhã.
Não perca
“Tamo Junto e Misturado - Arraial de Belém”
Quando: De hoje, 15, até 30 de junho, das 19h às 01:00
Onde: Praça Waldemar Henrique (Reduto) + Biblioteca Avertano Rocha (Icoaraci) + Teatro do CCBEU (Trav. Padre Eutíquio, 1309 – Batista Campos)
Quanto: Gratuito
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar