A Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, confirmou o desfile das escolas de samba do município no mês de julho. A cidade, localizada no Sudeste do Pará, é a única em todo o Brasil, a realizar o desfile fora do período de carnaval, uma tradição que já dura 30 anos.
O desfile será no dia 22 de julho, nas Escadarias de Santo Antônio, local tradicional para as realizações culturais do município.
O evento é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. A organizadora, LIESTUC, é reconhecida como entidade de utilidade pública para Tucurui e para o estado do Pará.
Ao todo, cinco escolas vão desfilar no dia 22. No dia anterior (21), será realizada a passagem de som e o ensaio técnico das agremiações. São julgados nove quesitos, em dois módulos de julgadores, sempre excluindo a menor nota. Ao final, a escola com maior número de pontos, é declarada campeã do carnaval.
Mais que um evento cultural, a manifestação aquece a economia e gera empregos.
"O evento envolve uma cadeia produtiva de muitos profissionais e fazedores de cultura. São mais de 300 empregos diretos de forma temporária e mais de 500 indiretos. Compreendendo: músicos, aderecistas, coreógrafos, ritmistas, bailarinos, ferreiros, carpinteiros, escultores, artistas plásticos, carnavalescos, mestres de bateria e muitos outros. Além de aquecer a economia local e garantir renda extra aos ambulantes, rede hoteleira, restaurantes e demais comércios" explicou o diretor do Departamento de Cultura de Tucuruí, Jean Ribeiro.
Serviço Desfile das Escolas de Samba de Tucuruí
Dia: 22/07/2023
Hora: 21h
Local: Escadarias de Santo Antônio
Ordem de apresentação:
- Acadêmico do Getat
- Estação Primeira da Colina
- Império Matinhense (atual campeã)
- Unidos da Jaqueira
- Unidos de Tucuruí
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar