plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VEJA COMO DOAR

Clube faz campanha de doação de livros para bibliotecas

Uma campanha de arrecadação de livros visa reunir obras para doar para bibliotecas comunitárias de Belém e promover o acesso a leitura

Imagem ilustrativa da notícia Clube faz campanha de doação de livros para bibliotecas camera Clube de livro de reúne para discutir obras e agora faz campanha de arrecadação | Divulgação / Clube Lumos

Livros são como passaportes para outros universos, realidades e histórias. Por meio da leitura é possível conhecer novas culturas, personagens e se apaixonar por mundos e contos que mesmo sendo ficcionais acabam gerando muito identificação.

Por isso, o acesso a livros é indispensável. Mas, segundo a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, com dados de 2019, os brasileiros leem em média apenas quatro livros por ano. Além da falta do hábito de ler, os preços das obras, que aumentaram nos últimos anos, podem ser um dos motivos dos números.

Assim, ações e projetos que visam melhorar o acesso a livros são sempre muito bem-vindos. Aqui em Belém as jornalistas Giovanna Abreu e Thaís Siquera começaram uma campanha de arrecadação de livros para doar para bibliotecas comunitárias.

A campanha começou na última quinta-feira (27) e vai até o dia 11 de agosto. O movimento está sendo feito por meio do grupo de leitura que as jornalistas têm no Instagram, o Clube de Livros Lumos.

"Eu e a ⁨Thaís tivemos a ideia de criar o clubelumos no final de 2021, como forma de compartilhar impressões sobre livros, ter com quem dividir as opiniões sobre a leitura, e assim incentivar que outras pessoas iniciem ou retomem o hábito da leitura", contou Giovanna.

A jornalista destaca, que além de toda a magia, universos e trocas que os livros proporcionam, as discussões no clube vão além da literatura. "Trazemos para nossa vida o que lemos nas páginas e, assim, acredito que cada um que participa dos encontros consegue refletir com as colocações do outro e assim buscamos nos tornar mais empáticos", destacou.

Giovanna explicou que a ideia de criar a campanha surgiu quando algumas crianças queriam ler o livro de fantasia Harry Potter e não tinham como comprar. Assim, o movimento começou no grupo de leitura e agora, elas decidiram abrir para o público em geral.

"Em junho, crianças de uma escola queriam ler Harry Potter e não tinham acesso. Então isso nos deu um estalo para usar a visibilidade do clube para uma campanha de doação. Então, alguns dos integrantes do nosso grupo do Whatsapp já fizeram doações e decidimos abrir para que outras pessoas também possam doar", explicou a jornalista.

Todos os livros arrecadados serão doados para bibliotecas comunitárias de Belém e possivelmente uma em Abaetetuba, no Baixo Tocantins.

"O intuito é doar para bibliotecas comunitárias para que outras crianças, jovens e adultos tenham acesso a essa experiência", finaliza Giovanna.

Serviço

Doação de livros

Endereço: Realize Serviços - Avenida Doutor Freitas, nº 2290.

Data: Segunda a sexta-feira, até o dia 11/08

Hora: 09h às 17h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias