Pela primeira vez, o peixe mero e os seus habitats são representados em uma história infantil. A jornada de Itajara, uma peixinha aventureira, é contada com muita brasilidade no livro “A viagem de Itajara”. O lançamento da obra infantil será nesta sexta-feira (1°), às 15h, na programação do São Paulo Ocean Week, o maior evento de cultura oceânica do Brasil, que ocorre desde o dia 30 de agosto e vai até o próximo domingo (3), no Memorial da América Latina.
O livro estará disponível para download durante a SPOW e terá distribuição gratuita de exemplares físicos no estande do Projeto Meros, onde serão realizadas contação de histórias em diversos horários.
Neste mesmo espaço será possível fazer um mergulho de realidade virtual com o mero. A experiência em 3D, desenvolvida por alunos do curso de jogos virtuais do Instituto Federal do Paraná (IFPR - campus Curitiba), recria um dos ambientes marinhos que os meros habitam, os costões rochosos. Os visitantes poderão experimentar a sensação de um mergulho contemplativo com o mero e outras espécies como águas-vivas, pirajicas, tartarugas, algas e corais.
“O livro conta a trajetória do mero baseada no seu crescimento e na experiência com o desconhecido, com um mundo novo, cheio de beleza mas também de desafios. Acredito que as crianças vão se identificar, é a primeira e segunda infância, os primeiros anos de escola, de um mundo novo também”, explica Eduarda Canuto.
O livro infantil chama a atenção para a importância da conservação dos meros, peixes criticamente ameaçados de extinção. A narrativa é permeada exclusivamente por ilustrações assinadas por Eduarda Canuto, designer selecionada pelo Projeto Meros do Brasil.
Na história, Itajara sente um chamado para uma aventura, sai do manguezal, viaja pelo oceano, passa por várias provações e conta com muita ajuda em sua jornada, que termina quando realiza a missão de dar sequência ao legado de sua espécie.
A Feira Pan-Amazônica do Livro vai começar! Veja as datas
Segue o fio da COP 30: influenciadores que vivem a Amazônia
Com 32 páginas, a publicação traz um compilado de informações relacionadas a cada etapa da jornada da peixinha heroína Itajara.
"A escolha de um livro totalmente baseado em imagens busca dar voz e liberdade ao universo do ser humano criança, permitindo que seja protagonista de sua própria história”, diz Maíra Borgonha, coordenadora geral do Projeto, também responsável pela concepção da história e projeto gráfico do livro junto a Eduarda Canuto.
Literatura como aliada da ciência
O livro traz para perto das crianças a vida marinha, os meros e a ciência. Na narrativa aparecem muitas informações importantes sobre a espécie, resultado de estudos das mais de duas décadas de atuação do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Literatura infanto-juvenil feita no Brasil
O livro infantil “A viagem de Itajara” foi concebido numa perspectiva decolonial - ou seja, de um ponto de vista bem brasileiro, a começar pela escolha da ilustradora. Eduarda Canuto, 25 anos, cientista social, designer e ilustradora, atua na agência Mirran, do Pará.
“Ilustrar dois ecossistemas (manguezal e o oceano) tão diferentes e cheios de vida foi um desafio e uma responsabilidade de fazer o mais fiel à realidade, porém ao mesmo tempo com um tom mágico. Buscamos trazer representações do imaginário e da Amazônia”, conta Eduarda.
Nos cenários das aventuras da peixinha Itajara aparecem várias espécies que representam a fauna e a flora brasileira, como a ave guará, o caranguejo-uçá, a baleia jubarte, entre outros. Também fazem parte da jornada dessa heroína o encontro com a sereia Iara e o amuleto da sorte Muiraquitã, fazendo referência às lendas e mitos brasileiros.
Livro será distribuído na versão impressa em nove estados brasileiros
O livro de ilustrações terá distribuição física gratuita, com tiragem de 3.000 exemplares, e on-line - o arquivo digital estará disponível para download. As edições impressas serão distribuídas em bibliotecas e escolas públicas e projetos sociais dos nove estados onde o Meros do Brasil atua: Pará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A expectativa é alcançar pelo menos 30 mil crianças.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar