Uma das maiores expressões culturais do Pará, o carimbó, encanta pela musicalidade, tradição e talento de diversos músicos. Um desses tradicionais grupos está comemorando 39 anos de apresentações com uma programação especial para os próximos dias.
O Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru realizará uma roda de carimbó em celebração à contribuição para a cultura paraense. O evento será liderado pela professora e conselheira municipal e estadual de Culturas populares, Cláudia Peniche e vai acontecer na próxima quinta-feira (07), na sede da Escola de Samba da Matinha, em Belém.
+ Festival ajuda a manter viva a cultura do carimbó
+ Apresentações musicais gratuitas celebram o Dia do Carimbó
Outros grupos como Os Curupiras, Amazônia, Iaçá de Luta, Ayrakirã, Sancari, Flor da Amazônia, Mururé, Parananin, BFAM, Eduardo Luz e os Reluzentes, Sabor Marajoara, Parasileiros, Iaçá de Luta, e Paracaboclo também irão se apresentar no palco. Além disso, quem comprar ingressos estará concorrendo a um sorteio de vários prêmios.
O Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru (GEP Uirapuru) surgiu em um espaço educativo, no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), em 1982, durante as aulas de Treinamento Desportivo, coordenado pela professora Luzileide Álvares, posteriormente assumido pela professora, dançarina e coreógrafa Cláudia Peniche. Pelo grupo já passaram inúmeros artistas da cidade como o cantor Jeff Moraes, a cantora Luciane Lobato (carimbó da Maria) e o florista premiado Oneno Moraes.
“O grupo de expressões parafolclóricas Uirapuru foi o primeiro deste segmento da minha carreira de artista. Cheguei aos 15 anos de idade e estou até os dias atuais, 17 anos de GEP Uirapuru. Tudo que aprendi de manifestação folclórica, rodas de carimbó e festivais nacionais e internacionais foi com o Uirapuru. Toda essa vivência facilitou para o meu processo como instrutor e professor de música no ensino de ritmos amazônicos como o carimbó, Xote, banguê, samba de cacete e Retumbão”, explica o multinstrumentista Pawer Martins.
No repertório apresentado pelo projeto artístico tem a presença de manifestações culturais do Pará como o carimbó, o retumbão, a marujada, o lundu e o xote.
“Um grupo que surgiu numa escola pública. Passou muitos anos dentro do IEP e depois ganhou o mundo e o Brasil e participou de muitos eventos, festivais nacionais e internacionais. Essa roda nos dá uma alegria muito grande de poder reunir essa gama tão grande de artistas e participações de vários regionais e grupos de carimbó ”, finaliza a professora, Cláudia Peniche.
SERVIÇO:
Roda de carimbó: 39 anos Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru
Quando: quinta-feira (17)
Horário: A partir das 16h
Local: Sede da Escola de Samba Matinha ( TV Castelo Branco, 120 )
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar