A nova edição da Feira Panamazônica do Livro é, como sempre, a oportunidade para bons encontros com a Literatura por meio dos livros, ofertados aos milhares no evento em todos os formatos e valores, mas também com os que fazem dessa arte sua motivação: os escritores. Nos diversos estantes, há lançamentos diariamente com a presença de autores, incluindo os que escrevem a realidade de Belém e da Amazônia nas obras impressas e digitais. É o caso de Anderson Araújo, escritor com dois livros de contos publicados.
Nesta quinta-feira, às 19h, o escritor e jornalista Anderson Araújo apresenta o livro de contos “Manual prático de como vestir um pai morto”, na 26ª Feira Panamazônica do Livro, no estande da Livraria Solar do Leitor. Editada e publicada pela editora paraense Folheando após seleção pública em edital nacional, a obra reúne 20 textos que escancaram Belém em cenários e personagens em um fluxo temporal entre década de 1970 e os dias atuais.
O livro foi lançado em junho deste ano e o autor explica que a oportunidade de estar na Feira é também uma chance de encontrar com velhos e novos leitores. "Fico feliz que a editora Folheando e a Solar do Leitor proporcione esse momento. Sempre fui um fã da Feira, como leitor. Venho todos os anos, faço questão. Pra mim, é muito gratificante vir ao evento agora como autor, com livro publicado", comenta.
O jornalista veterano Paulo Silber define o novo livro: “são recortes de lembranças, nostalgias e dejavus, mas vão muito além disso. O fantástico vira comum. O doloroso torna-se encantado. O adormecido se transforma em êxtase. O amor é morte. O fim, recomeço”.
O livro está dividido em quatro partes: “Sobre abismos e vertigens”, “Quando anoitece”, “Diante de espelhos” e “Madrugadas amargas”. “São histórias que contrapõem e se recusam à indiferença, ao insosso, a uma vida sem graça. São situações que criei e reelaborei buscando alguma beleza, mesmo onde, aparentemente, não tem”, afirma o autor.
O livro tem a orelha assinada pelo escritor e professor doutor em Filosofia do Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ricardo Evandro Martins. Sobre o livro, Martins avalia: “Anderson conta suas histórias com seu realismo romântico: materialista, mas nostálgico, relata tragédias, cria cenas fantásticas e contos de redenção. Em vez do bom selvagem, prefere narrar as ambiguidades da barbárie amazônica”.
Sobre o autor
“Manual” é o segundo livro publicado por Anderson Araújo, que nasceu em 1979, em Belém. Formado em Jornalismo pela UFPA em 2004, o autor também é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, em Portugal. O escritor foi repórter por pelo menos dez anos nas grandes redações de Belém, testemunhando a cidade de perto, no calor das ruas, entre tragédias e o inusitado da capital paraense.
SERVIÇO:
Relançamento do “Manual prático de como vestir um pai morto”
Data e hora: dia 14/09 (quinta-feira0, às 19h
Local: estande da Livraria Solar do Leitor, na 26a Feira Panamazônica do Livro, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém
Livros à venda no local
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar