O mês de setembro continua fervendo com as programações do Circuito Jambu Multicultural 2023. No próximo dia 29, última sexta-feira do mês, acontece mais um Esquenta - programação que antecede o Festival Jambu Live 2023-, desta vez com um showzaço da Banda Cout, duo de rock amazônico que agitou o festival no ano passado. No evento, será lançada mais uma edição da “Aposta Jambu”. O evento será realizado no Núcleo de Conexões Na Figueiredo, a partir das 19h. Os ingressos já estão disponíveis.
Para Raíssa Coutinho, cantora e guitarrista da Banda Cout, participar do show é muito gratificante. “É um festival que valoriza os artistas que já passaram por lá. E ele também conta com uma escuta do público. A gente foi super bem recebido quando tocou no ano passado e ouvimos comentários, perguntando se íamos voltar esse ano. E aí a gente ficou muito honrado de receber esse convite, agora como parte do Esquenta”, afirma ela.
Com referências do rock nacional e internacional, a Banda Cout conquista cada vez mais o público paraense. Com shows em Santarém, Capanema, Ourém e em espaços fora da Região Metropolitana de Belém, a Cout continua levando o gênero para todo o estado do Pará, principalmente após o lançamento do seu último single “Paus &* Pedras”. Essa e outras músicas estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
Conteúdos relacionados:
Paulinho Moreno lança carreira solo com novo hit
Vídeo: DJ Méury leva "rock doido" a Nova York em show
Fafá de Belém traz "Varanda" com olhar sobre biodiversidade
De acordo com a Profa. Dra. Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural, o Jambu Live é uma oportunidade de abrir caminhos para os novos artistas da Amazônia. “ Nós percebemos que há uma dificuldade de abraçar novos artistas, grupos e coletivos que fazem cultura aqui no nosso estado. Hoje em dia, até mesmo em editais, políticas públicas e eventos, existe uma preferência por pessoas que já estão ‘consolidadas’ na cena cultural. O Circuito Jambu Multicultural vem justamente atuar como uma vitrine para oportunizar espaços onde esses fazedores e fazedoras de cultura possam ter apoio e divulgação dos seus trabalhos e projetos. A Banda Cout é um perfeito exemplo de como o rock amazônico está se renovando e necessita de visibilidade”, explica a docente.
Com base no propósito do Circuito Jambu Multicultural, a escolha dos locais onde as programações ocorrem também são estratégicas e dialogam com os objetivos dos artistas e apoiadores. Sendo um espaço de troca de experiências, saberes, arte e entretenimento, o Núcleo de Conexões Na Figueredo será o palco para a Banda Cout e os fãs do Jambu Live 2023.
Quer mais notícias de música? Acesse nosso canal no WhatsApp
Conforme destaca Raíssa Coutinho, o Jambu Live se conecta de maneira ampla e democrática com a sociedade. “Como artista e estudante de uma universidade federal, acho importantíssimo que existam projetos que olhem para a cultura como parte crucial da atividade acadêmica. Às vezes temos a impressão de que o ensino superior é apenas ciência, metodologia, mas cultura também é parte do que produzimos como conhecimento e o Jambu abrange o máximo de áreas possíveis dentro do que é possível como evento, como show. É engrandecedor”, complementa.
Aposta Jambu - Para além do show da Banda Cout, o segundo Esquenta também marca a abertura das inscrições para a “Aposta Jambu”, que consiste em um processo seletivo para a escolha de um artista iniciante com potencial para participar do Festival Jambu Live como parte da lineup. As inscrições são gratuitas e o participante deverá responder a um formulário e enviar um vídeo de si performando. O mesmo vale para grupos, bandas, grupos e outros coletivos de arte. Na segunda etapa, os 5 selecionados participarão de uma votação pública nas redes sociais do Circuito Jambu Multicultural, onde será decidido o artista finalista. Até a realização do Jambu Live 2023, em novembro, as atividades do Festival seguem com Esquentas e projetos como o Aposta Jambu.
“Cara, o que a galera pode esperar é a mesma energia, mesma gritaria, bagunça, dança que a gente sempre entrega. Esse vai ser um dos maiores shows da nossa vida, porque vai ser uma hora e meia de show. A gente vai tocar músicas novas, trazer outras que a galera pedia muito que voltasse pro repertório. Então, a gente vai mostrar tudo que a gente fez e tudo que a gente está fazendo agora, e o que provavelmente a gente vai fazer no futuro, então vai ser um show gigantesco pra entregar o máximo que a gente conseguir entregar pra galera que colar com a gente”, finaliza a cantora.
Jambu Live 2023 - O Festival Jambu Live é parte importante do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele consiste em uma série de eventos multiculturais que visam o enriquecimento local, ampliando a visibilidade do trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura na região amazônica e possibilitando o acesso de artistas pretos, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e pessoas com deficiência nas agendas artísticas e culturais do estado. Neste ano, o Festival Jambu Live abalará as estruturas da cidade de Belém com mais uma edição, que acontecerá em novembro.
O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, tem apoio do Na Figueredo e da Lo Slow 360, e apoio institucional da Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.
Serviço
Segundo Esquenta - Festival Jambu Live 2023
Data: 29 de setembro, sexta-feira.
Horário: a partir de 19h.
Local: Núcleo de Conexões Na Figueredo (Avenida Gentil Bittencourt, 449)
Entrada: R$ 15.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar