A sigla RAP vem do inglês “rhytm and poetry”, que traduzido significa “ritmo e poesia”. E esses dois elementos transformaram o palco do Hangar, em Belém, em uma verdadeira arena de Batalha durante o Duelo Estadual de MC's do Pará.
Essa foi a sensação do público que presenciou o evento, realizado para escolher o representante do estado na próximo Duelo Nacional de MC's. A Batalha no Hangar foi realizado durante o evento MICBR (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil 2023) do ministério da Cultura, que abriu espaço para rimadores de diversas regiões do Pará.
Com apenas um microfone na mão, os artistas rimavam no palco, frente a frente, se encarando e disputando a atenção dos jurados pela melhor rima. No duelo, cada competidor precisa criar de improviso os melhores versos para atacar o seu adversário.
A cada frase de efeito ou jogo de palavras bem executado, a plateia vibra em êxtase, colocando ainda mais emoção no duelo. E na batalha de RAP, a reação da plateia funciona como um termômetro, que mede a intensidade de cada réplica e tréplica dos competidores em cima do palco.
Quem sentiu essa energia contagiante pela primeira vez foi Liliam Guerra, 56 anos. Atriz e produtora cultural, ela se encantou com a performance dos MC's, algo que ela só tinha visto pela TV ou internet.
“É muito interessante você ver as pessoas usando a rima numa batalha subjetiva, dizendo coisas um pro outro. Você percebe o lado lúdico trabalhando tanto a questão poética da rima, como a coisa de buscar os defeitos um do outro, algo que me lembrou o repente”, disse a artista.
Mas não é só a rima afiada a única responsável pela euforia da plateia. Durante a batalha, outros personagens surgem para animar o ambiente e nunca deixar a energia cair.
Os mestres de cerimônia que apresentam as batalhas trabalham como agentes do HipHop, que inflamam o público para entoar versos potentes em uníssono, os quais soam como gritos de guerra que incendiam o ambiente.
Uma das responsáveis por essa animação é a rapper Sara Norte, que esteve conduzindo a plateia com versos genuinamente paraenses, como por exemplo: “É só MC pesado aqui na roda cultural, levanta a mão pra cima e dá-lhe sal, sal"
De acordo com Sara, o HipHop é um espaço inclusivo e por isso abre espaço para que todos os gêneros sejam abraçados pela comunidade.
Essa inclusão foi percebida também para as pessoas com deficiência auditiva, já que todas as batalhas foram traduzias para a linguagem de libras, com intérpretes que estiveram presentes no evento.
DUELOS
Ao todo, 16 MC’s participaram do Duelo Estadual, os quais vieram de diversos municípios do Pará, incluindo Parauapebas, Santarém, Marajó, Castanhal e Ananindeua. Os duelos foram realizados no estilo mata-mata, no qual o vencedor passava para a próxima fase para enfrentar o vitorioso de outro confronto.
Para julgar os merecedores da vitória, os jurados que acompanham as batalhas precisam ficar atentos a cada ação dos participantes, uma vez que diversos critérios são avaliados durante a competição, é o que explica o jurado Leni, no vídeo abaixo:
A realização do evento parte da organização Família de Rua, que promove manifestações artísticas urbanas e é responsável pela fundação do Duelo Nacional MC's. Através de seletivas estaduais, o projeto consegue contemplar todos os estados do Brasil, dando oportunidade para que um representante chegue ao tão sonhado Duelo Nacional.
Um dos coordenadores da programação no Pará se chama BK. Ele participou ativamente de todo o gerenciamento do evento, um desafio que consistiu em alcançar todas as 11 regiões do Pará. Confira no vídeo abaixo como foi a mobilização para realizar o evento pela primeira vez no Hangar.
A GRANDE FINAL
Após 8 batalhas emocionantes, a grande final do Duelo Estadual de MC's foi protagonizada por PH e Nativo, dois participantes que desde o início da competição mostraram muita fluidez, inteligência e uma rima contagiante.
A final foi tão disputada que precisou ser levada para um terceiro round, um pedido exigido pela plateia presente. O público ficou dividido em muitos momentos e coube aos jurados definir o campeão paraense.
No fim, MC Nativo foi o grande vencedor da noite, conquistando o título de campeão do Duelo de MC's do Pará. Em breve, ele irá levar no nome do Pará à competição nacional de MC's, que acontecerá em Minas Gerais.
Emocionado, o jovem expressou sua felicidade ao vencer o duelo estadual, uma das grandes realizações de sua carreira como MC. Confiante, ele afirmou estar pronto para representar o Estado, sempre carregando no coração a importância da cultura HipHop em sua vida. Confira o depoimento do campeão abaixo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar