plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SHOW COM INTÉRPRETE DE LIBRAS

Mila Costa e o show inclusivo "Canto do Uirapuru" em Belém

Mila Costa apresenta "Canto do Uirapuru" com acessibilidade para o público surdo. Essa iniciativa destaca o compromisso com a inclusão, proporcionando uma experiência acessível para aqueles com deficiência auditiva. O projeto visa garantir que a arte e a cultura sejam apreciadas por um público mais amplo, promovendo a igualdade de acesso à expressão artística.

Imagem ilustrativa da notícia Mila Costa e o show inclusivo "Canto do Uirapuru" em Belém camera Mila Costa apresenta "Canto do Uirapuru" com acessibilidade para o público surdo. | @diegodipaula_

Clássicos da música paraense. Brega. Carimbó. Narrativas de lendas amazônicas por pessoas que acreditam tê-las visto. Reza de benzedeira. O show “Canto do Uirapuru”, de Mila Costa, é uma festa de cultura amazônida em homenagem ao nosso orgulho de paraenses, autoestima, uma exaltação ao nosso jeito de ser. Será às 19h do dia 24 de novembro (uma sexta-feira), no teatro do CCBEU, com entrada franca.

Essa festa amazônica começa apropriadamente pelo título, "Canto do Uirapuru". “O Uirapuru é um pássaro lendário da Amazônia, o canto raro de se ouvir”, diz Mila Costa. “Questionamos, assim, a falta de valorização da música e artistas do Norte em relação a outras regiões do País, onde em grandes festivais, por exemplo, não somos tão valorizados”. Mila, cantora e compositora, complementa: “O nome do show também ressalta que nossa música e artistas têm um canto único, raro, potente, com a força e a ancestralidade da Amazônia”.

Clássicos paraenses

O repertório do show inclui releituras ousadas de clássicos da música paraense, como "Olho de boto" (Nilson Chaves e Cristovam Araújo), "Ao pôr do sol" (Firmo Cardoso e Dino Souza, eterna na voz de Teddy Max) e "Foi boto, sinhá" (maestro Waldemar Henrique). “Também teremos canções autorais e execuções da chamada música erudita”, pontua Mila. Ou seja: o repertório valoriza os ritmos Amazônicos, as influências caribenhas, letras que falam das lendas (“além das músicas, vamos ouvir histórias de pessoas que dizem ter visto algumas dessas lendas”), costumes e variações linguísticas que compõem a diversa cultura paraense.

Show inclusivo: libras

Para tornar este show acessível a todos, alguns elementos: entrada gratuita; acessibilidade para idosos e cadeirantes; e intérprete de Libras durante todo o show: grandes clássicos que o paraense sabe de cor na ponta dos pés também executados na ponta dos dedos.

Os músicos que vão garantir essa festa amazônica: Mila Costa (voz), Welliton Barreto (percussão), Jonny Lobato (violão), Elder Queiroz (baixo) e Bruno Smetak (violino).

Serviço

Show “Canto do Uirapuru”

24 de novembro (sexta-feira) às 19h no Teatro do CCBEU

Entrada Franca

Mais informações: (91) 98746-0242

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias