A banda Arraial do Pavulagem tem a missão de levar alegria, música, cultura e diversão para o público paraense, mas além disso, os integrantes também tem um papel importante de ajudar o próximo, com ações solidarias e arrecadações. Por isso, vem realizando eventos voltados para o social.
Neste sábado (9), o grupo Arraial do Pavulagem realiza um show gratuito na Praça do Povo do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, em Belém. A apresentação faz parte da programação Festa do Canta Galo, que tem como objetivo captar recursos financeiros para a realização da edição 2024 do Cordão do Galo, em Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, e contribuir com doações para o Natal de crianças e adolescentes do município.
A programação começa a partir das 18h. Haverão apresentações dos palhaços da Cia dos Notáveis Clowns (18h); um show de marionetes do Projeto Camapu (18h30); performance do Batalhão da Estrela - grupo oficial de brincantes que toca e faz performances durante os famosos cortejos do Arrastão do Pavulagem (19h); exibição do filme “Cordão do Galo, Folguedo Popular do Pará”, de Guto Nunes (19h30); e os shows da banda Arraial do Pavulagem (20h) e do Grupo de Carimbó Sancari (21h).
Com o objetivo de apoiar o Cordão do Galo, o evento promove uma feira com venda de brinquedos e adereços (cavalinhos, barquinhos, estrelinhas) usados para animar e embelezar os arrastões do Pavulagem, além de produtos promocionais como CDs, livros, camisas, chapéus e demais objetos produzidos pelo Instituto Arraial do Pavulagem. Também é possível colaborar com doações em dinheiro por pix pela chave: (91) 981447884.
Quem quiser colaborar com o projeto, está oficialmente convidado pelo Instituto Arraial do Pavulagem a comparecer. “Precisamos dar continuidade nessa experiência, que é construída a muitas mãos. O foco é a criança, o maior legado que a sociedade tem. As atividades que realizamos lá são de grande importância para a formação integral daquele público infanto-juvenil, pois fortalecem a identidade cultural e ensinam sobre os motivos de preservar a floresta em um mesmo ato”, aponta Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.
Durante o evento, também serão recebidas doações de alimentos não perecíveis, roupas e sapatos em bom estado, material escolar, material de higiene pessoal e brinquedos.
Além da venda direcionada para a campanha em prol do Cordão do Galo e da arrecadação de doações, o evento também terá a presença da Lojinha Pavulagem com produtos oficiais. Os lucros da Lojinha são direcionados para a manutenção do Instituto Arraial do Pavulagem. Quem for ao evento também encontrará um Brechó Pavulagem e outros empreendedores criativos convidados.
A Festa do Canta Galo tem apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP) Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião (IDGSS), Cia dos Notáveis Clowns, Projeto Camapu e Grupo de Carimbó Sancari/Gutinez – Audiovisual e Produções Culturais.
O QUE É O ‘CORDÃO DO GALO’?
O Cordão do Galo é um projeto sociocultural realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem e pela Irmandade dos Devotos do Glorioso de São Sebastião desde 2008, em prol das crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, município que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Jambu Live encerra edição de 2023 com programação imperdível
Castanhal marca presença na 7ª Brasil Eco Fashion Week
A iniciativa promove ações voltadas especialmente para o público infanto-juvenil, que tem a oportunidade de participar da concepção do Cordão do Galo e de atividades voltadas para a formação de brincantes. Por meio da construção de elementos culturais, aprendizado de cantos populares e danças, os jovens dão vida ao folguedo popular e resgatam a história da comunidade.
O folguedo popular nasceu atrelado à Festividade do Glorioso São Sebastião, patrimônio cultural imaterial do Brasil, acontece sempre no mês de janeiro, uma semana antes do Dia de São Sebastião e, por conta disso, passou a se constituir também como salvaguarda daquele patrimônio.
Quer saber mais sobre as notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
O brinquedo popular, na forma de um galo, homenageia o padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó. Ronaldo Silva a força que move o Instituto nesta e em outras ações. “Cultura! A cultura é a força motriz que nos impulsiona e nos mantém comprometidos nessa jornada, semeando um modelo inspirador para outras comunidades e iniciativas em todo o Marajó, Belém e no estado do Pará como um todo. Manter viva essa missão é essencial para o progresso e desenvolvimento de nossa Amazônia", declara.
SERVIÇO
Festa do Canta Galo (com arrecadação de doações e vendas para levantar fundos para o Cordão do Galo 2024)
Data: 09/12/2023
Horário: a partir de 18h
Local: Praça do Povo (Centur)
Ingressos: Entrada Franca
Mais informações: no Instagram do Arraial do Pavulagem
Horários:
18h00 – Palhaçadas – Cia dos Notáveis Clowns
18h30 – Show de Marionetes - Projeto Camapu
19h00 – Performance do Batalhão da Estrela
19h30 – Exibição do filme “Cordão do Galo, Folguedo Popular do Pará, de Guto Nunes
20h00 – Arraial do Pavulagem e convidados (Iris da Selva, Allan Carvalho, Heitor Oak e Rafael Veredas)
21h00 – Grupo de Carimbó Sancari
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar